O prefeito Raimundo Angelim entregou ontem, 29, as obras de reforma de dois galpões, da calçada de contorno e da pista de caminhada do Horto Florestal de Rio Branco. O açude ganhou um ponte nova e agora há espaço melhor para o piquenique das famílias.
A obra inaugurada por Angelim consistiu na substituição da cobertura existente em dois galpões (cuja área total é de 653,36 metros quadrados) por telhas fabricadas a partir da reciclagem de material PET, e implantação de piso cerâmico antiderrapante para garantir a segurança das pessoas que usam os galpões para atividades físicas, em geral jovens e idosos. Além disso, a atual pista de caminhada, que possui 600 metros de comprimento, foi pavimentada com tijolo maciço.
O serviço foi realizado por empresa privada contratada por meio de licitação pública com recursos do Tesouro Municipal, a Prefeitura de Rio Branco está investindo nada menos que R$ 382.841,84 nesse projeto, em que inclui a implantação da Academia da Comunidade ao Ar Livre através de compensação ambiental do Atacadão de Rio Branco, empresa do Grupo Carrefour.
Os funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), cuja sede é no Horto, reformaram e implantaram bancos. O Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC) que mantém atividades do grupo Capoeira Acre Brasil capoeira e brincadeiras no Horto.
Participaram da cerimônia, realizada no Galpão Acaí, o empresário Éder Santos, da Plasacre; dona Zilda de Oliveira, antiga moradora do bairro Nova Estação; Rosemara Werner, secretária em exercício de Saúde; o coordenador da Regional 4, Ernande Segundo; líderes comunitários e integ rantes dos grupos da Terceira Idade de diferentes regionais. “Angelim não foi escolhido melhor prefeito entre as capitais à toa”, disse Silvia Brilhante, titular da Semeia, emo-cionando-se ao falar dos oito anos de mandato de Angelim.
O Horto Florestal de Rio Branco é uma excelência no estímulo às caminhadas, à reflexão e ao lazer em meio à natureza. O parque passou por uma profunda reforma que melhorou e aumentou o número de equipamentos de atividade física, como a pista de caminhada, que agora tem 3,5 metros de largura e está completamente pavimentada com tijolos.
O Horto ficou muito mais bonito e preparado para receber as cerca de 650 pessoas que frequentam o local diariamente. Agora conta com a Academia da Comunidade ao Ar Livre e dois galpões cobertos com telha fabricada com material de reciclagem (o piso também é produto do lixo). Conectado ao Parque São Francisco, o Horto possui 17 hectares de mata secundária que abriga várias espécies da Amazônia, como a seringueira, o cedro, o pau d’arco, o cupuaçu. Possui trilhas ecológicas e mantém a escola de meio ambiente. Trata-se de um espaço com estrutura completa para atividades físicas, como pista de cooper, quadras de vôlei, campo de futebol e equipamentos de ginástica. (Ascom PMRB)