Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Angelim entrega unidade de saúde na Habitasa e ruas asfaltadas no Morada do Sol

O prefeito Raimundo Angelim reinaugurou nesta quinta-feira, 1,  o módulo de Saúde da Família do Conjunto Habitasa, que passou por uma importante reforma após o prédio ficar danificado por causa  da alagação que tomou conta do bairro no começo do ano. O secretário de Saúde, Osvaldo Leal, apresentou a unidade e lembrou que é a última a ser USF a passar por melhoria em função da enchente do rio Acre, que deixou dezenas de bairros debaixo d´água. “A gente sofreu com a alagação mas conseguimos fazer a unidade funcionar”, disse Leal. O Gabinete do Prefeito disponibilizou R$280 mil exclusivamente para recuperação dos Núcleos de Saúde da Família prejudicados pelo aguaceiro.
usf Habitasa  10
A USF Habitasa é há oito anos coordenada pela enfermeira Najara Campos, cujo pai, Getúlio, foi homenageado pelo prefeito  Angelim na cerimônia de reinauguração da unidade. Uma médica, uma enfermeira, um técnico em enfermagem e seis agentes comunitários de saúde irão trabalhar de segunda a sexta-feira na USF Habitasa, atendendo a 3,5 mil pessoas distribuídas em sete microáreas de abrangência do Programa Saúde da Família.

A  USF Habitasa dispõe para os usuários consultas em clínica-geral, vacinação, exame PCCU, pré-natal, teste de glicemia, nebulização curativos, aferição de PA, atualização do Bolsa Família e dispensação de medicamentos. Angelim elogiou a organização da farmácia da USF, cujos remédios são separados em caixas coloridas, o que dá um toque especial ao lugar.  “O que a gente quer é isso: que as pessoas sejam bem atendidas”, disse Angelim. A dona de casa Meire de Fátima pediu que fossem disponibilizados medicamentos especiais, como o de controlar o diabetes, e foi atendida.  Meire não precisará deslocar-se até o Centro de Saúde Barral Y Barral, no bairro da Estação Experimental, para obter sua medicação.

 A gestão de Angelim se esforça muito para humanizar a rede de saúde. Para isso, além das reformas e construções de novas unidades, tem sido imprescindível a contratação de profissionais e aquisição de equipamentos, tornando o sistema cada mais eficiente e com boa prestação de serviços. A prefeitura de Rio Branco vem investindo desde 2005 no fortalecimento da atenção primária.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desenvolve atividades voltadas para a prevenção, para a atenção primária e para a consolidação de um atendimento de qualidade em Rio Branco. Sobretudo, são destinados  mais de 15% de seu orçamento para investir na saúde. Comparando o crescimento do índice de investimento entre os anos de 2004 a 2007 os números ultrapassam os 50%. Hoje o atendimento da saúde pública no Município tem cobertura de 90% na zona urbana e rural. (Ascom PMRB)

usf Habitasa  6

Sair da versão mobile