Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Autoescolas serão obrigadas a ter simuladores de direção a partir de 2013

 A partir de 2013, o uso de simulador nos centros de formação de condutores (CFCs), conhecidos como autoescolas, será obrigatório. A medida foi regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). A ideia é utilizar tecnologias de realidade virtual para o aprimoramento do processo de formação de motoristas e reduzir o número de acidentes no trânsito.

 O equipamento ainda desenvolve as habilidades sensoriais e motoras do condutor, conhecimentos teóricos das regras de trânsito e o autocontrole emocional. Também irá permitir ao futuro motorista treinar os controles do veículo e se colocar em situações similares as que ocorrem em vias públicas antes das aulas práticas de volante.

 As autoescolas terão que se preparar para adquirir o equipamento, já que o preço do equipamento é alto, afirmou Alex Pacheco, gerente da autoescola Trovão. “O valor do simulador sairá da faixa de R$ 25 mil à R$30 mil e cada centro de formação terá que ter o seu. Estamos tentando ver com a Federação Nacional das Auto Escolas do Brasil se há possibilidades de duas autoescolas compartilharem o mesmo simulador. Lógico que cada uma vai querer teu o seu, já que a parte dos horários irá ficar complicada. Estamos pensando nesse sentido, mas o nosso objetivo é comprar um”.

 A obrigatoriedade do uso de simulador poderá fazer com que o preço do curso de habilitação aumente. “Hoje em dia, para o índice de autoescolas que temos em Rio Branco, o investimento está sendo muito alto, é praticamente o valor de um carro novo. Muitas coisas estão mudando no sistema do Detran, diminuindo a possibilidade de fazer uma carteira barata. Os proprietários das autoescolas irão se reunir, a partir do ano que vem, para debater e provavelmente terá um acréscimo nos valores para compensar o investimento”, explicou o gerente.

 Para Alex, a nova medida irá afetar as autoescolas e os futuros condutores. “Além disso, não sabemos qual será o valor das aulas do simulador. São exigidas 20 horas/aula. Então, o candidato terá que ter cinco aulas à mais no simulador antes de iniciar as aulas práticas. Será obrigatória essas aulas, se não fizer, não tira a carteira. Ele tem que ter pelo menos 70% de aproveitamento no simulador. Também iremos ter uma sala especificamente para o aparelho, um gasto à mais, fora o instrutor especificamente para essa atividade. Isso complicou a nossa vida e do cliente que irá tirar a Carteira Nacional de Habilitação”.

Sair da versão mobile