Lideranças da etnia Kaxinawá, que vivem na aldeia Praia do Carapanã, no Alto Rio Tarauacá, estiveram pelo menos duas vezes neste mês de novembro, frente a frente com grupos de índios isolados e temem que um confronto possa acontecer a qualquer momento.
Evalde Cardoso disse, numa emissora de rádio em Tarauacá, que a situação é tensa e pediu que as autoridades ficassem em alerta quanto a situação.
Na primeira vez, indígenas arredios estavam armados com arco e flecha e teriam passado a rondar a aldeia com cantos e imitação de animais.
Segundo o líder Kaxinawá, esses índios andam sempre em grupo com aproximadamente 15 componentes. “Não sabemos de que tribo eles são e nem que língua eles falam. Suspeitamos que eles tenham a intenção de saquear terçados, facas, tecidos, ou até mesmo provocar um conflito armado”, comentou o líder.
Um pedido de intervenção foi enviado para a Fundação Nacional do Índio (Funai) e para o G overno do Estado. Na aldeia Praia do Carapanã distante cerca de 5 dias de barco da cidade vivem aproximadamente 600 índios kaxinawá. (Portal Tarauacá)