17 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

17 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Constantes quedas de energia contribuem para a falta d’água nos bairros da Capital

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
27/11/2012 - 19:57
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Moradores de alguns bairros da cidade entraram em contato com a reportagem de A GAZETA para denunciar a falta de água. Em alguns locais, há mais de 4 dias não cai uma gota d’água nas casas. A única opção para quem precisa do líquido é comprar de carros pipas.

 De acordo com Felismar Mesquita, diretor do  Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), a água não está sendo distribuída normalmente por conta das quedas de energia elétrica. “O problema da falta de água não é nosso. É da Eletrobras/AC. O nosso sistema é bombeado e não se liga o interruptor e ele volta. Toda vez que a energia é interrompida, principalmente na Estação de Tratamento de Água (ETA), é levado cerca de 4 horas para funcionar novamente. As constantes quedas de energia têm atrasado significativamente o nosso abastecimento. Não é falta de água e nem problema das bombas”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Sem energia, o sistema não funciona e acaba ocasionando o atraso na distribuição. “Não temos o que fazer. Precisamos aguardar. Enquanto acontecer as quedas de energia, o problema irá persistir. No domingo, passamos 12 horas sem distribuir água pra cidade. Passamos 2h30 sem energia e para colocar o sistema em operação passamos mais 4 horas. Até o reservatório encher, aconteceu essa demora. Não é um problema do sistema. É um problema externo que precisamos contornar. O problema do Estado não é o fornecimento de energia. Ela chega o suficiente. A deficiência está na distribuição. Os equipamentos não suportam mais a quantidade de consumo que tem. A rede fica sobrecarregada e isso nos preocupa”, explicou o diretor.

 Os geradores poderiam ser um instrumento para que a queda de energia não afetasse a distribuição, mas Felismar afirmou que o custo para mantê-los iria ser muito alto.
“Não podemos ter geradores por conta do custo do óleo diesel para abastecê-los. Se fossemos manter esse custo, ele teria que ser repassado nas contas de água e iria onerá-las bastante. Não é viável socialmente e financeiramente, porque o custo com a produção da água iria aumentar. Em Rio Branco temos 12 reservatórios. Seria necessário 1 gerador para todos. Só na ETA, precisaria de 1 gerador na captação, na estação e no reservatório que distribui para a cidade, além dos outros reservatórios. Onde tiver bomba, tem de ter um gerador. Tenho 118 equipamentos operando em Rio Branco, então eu teria que ter no mínimo 30 geradores”.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Policiais do Acre e mais 10 estados passam por extenso treinamento em MT

Próxima Notícia

Sesc/AC lança novo portal institucional

Mais Notícias

Foto: Walcimar Júnior
2º destaque

Rio Acre deve atingir 15 metros antes de estabilizar em Rio Branco, alerta Defesa Civil

17/01/2026
Foto: cedida/reprodução
Geral

Acre muda forma de registrar e divulgar mortes violentas com novo padrão de classificação

17/01/2026
Foto: Ascom/FEM
6º destaque

Agenda cultural de Rio Branco neste sábado tem oficinas de música e exposição histórica

17/01/2026
Foto: Getty Images
Destaques Cotidiano

Consumidora do Acre será indenizada após descontos indevidos em benefício por empréstimo não reconhecido

16/01/2026
Foto: Reprodução
4º destaque

Bocalom diz que “sofrimento está com os dias contados” para famílias que moram em áreas alagadiças de Rio Branco

16/01/2026
Foto: Reprodução/Instagram
Destaques Cotidiano

Show de voz e violão marca estreia solo de Diego Arantes com repertório autoral e convidados em Rio Branco

16/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Sesc/AC lança novo portal institucional

Dengue: Brasil tem 77 municípios em situação de risco e 375 em alerta

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre