Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Contratações temporárias para o fim de ano já iniciaram

TemporáriosCom a chegada do mês de novembro, as contratações temporárias para o comércio de Rio Branco já iniciaram. Os empregos temporários estão distribuídos em vários setores da economia e em diferentes cargos. Para quem está desempregado,  essa é uma ótima oportunidade de garantir uma vaga.

Manoel Neto, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego no Acre, explicou como funciona a contratação temporária. “O comércio varejista, em geral, começa a fortalecer as vendas no final do ano. A partir da 2ª quinzena de novembro, iniciam os contratos por tempo determinado. Esse contrato é de experiência e pode durar 90 dias. Geralmente, duram somente 45 dias nessa época. Nesse contrato, o empregado sabe o dia que entra e que sai do emprego”.

Apesar de ser por tempo determinado, há a necessidade de assinar a carteira do empregado. “Nesse período, os empregadores não assinam a carteira de trabalho. É necessário, mas eles não cumprem. Todo o final do ano fazemos uma operação para fiscalizar os locais que não fazem o registro em carteira. Mesmo sendo experiência, tem que assinar. É irregular e nos autuamos. O valor da multa é R$ 402,00 por empregado não registrado”, afirmou Manoel.

A pessoa passa por uma seletiva para conseguir a vaga temporária, afirmou Fernando Belmonte, gerente da Pé de Ouro Calçados. “Pegamos os curriculos e analisamos. Realizamos entrevistas, provas e após realizamos a seletiva. Antes de iniciar os trabalhos, realizamos um curso e em dezembro as pessoas começam a trabalhar normalmente. Contratamos cerca de 40 pessoas para cada loja, pois o movimento é grande”.

Edson Oliveira, da Drogaria Popular/Hoje Cosmétics, disse que muitos que trabalham temporariamente são promovidos. “Sempre contratamos temporariamente algumas pessoas nesse período para atender a demanda, que é alta. Essas pessoas, quando se destacam, muitas vezes efetivamos definitivamente no quadro de funcionários da empresa. Sempre estamos em busca de talentos. Realizamos o processo de contratação, pois é necessário ter um treinamento antes de iniciar os trabalhos”.

Sair da versão mobile