11 de maio de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

11 de maio de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Eleição para a presidência da OAB acontece hoje

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
20/11/2012 - 05:37
Manda no zap!CompartilharTuitar

OAB2012Hoje, das 9 as 17h, os advogados acreanos irão eleger, por meio do voto direto, o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Acre (OAB/AC). Em Rio Branco foram registradas duas chapas a “Renovação na Ordem”, com o advogado Sanderson Moura para presidente e para vice o advogado Silvano Santiago, e “Uma Ordem para Todos”, encabeçada pelo advogado Marcos Vinícius Jardim Rodrigues, tendo como candidato a vice-presidente o advogado Luiz Saraiva. O candidato Sanderson Moura, além de advogado criminalista, é escritor. Ele atua há mais de 8 anos na profissão. A maior bandeira defendida por Sanderson é a alternância de poder e a independência da OAB. “A proposta central da nossa chapa é a independência e defesa forte das prerrogativas. Hoje a OAB é muito submetida ao Poder Executivo. É ‘amordaçada’. E a Ordem, para cumprir o seu papel, precisa ter essa virtude da independência, que também é a virtude do advogado. Reconhecemos os avanços destes últimos tempos, mas precisamos ter novas conquistas. Não podemos ficar parados. Tem que haver a alternância de poder. É tempo de uma maturidade institucional. A última Presidência cumpriu o papel de construir a sede, realizar palestras e encontros de advogados, mas a OAB é mais do que isso. É uma instituição do Estado republicano e precisa no Acre ganhar esse porte institucional. Não pode estar submetida a qualquer poder”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Sanderson afirmou que está preparado para assumir a Presidência da Ordem. “É a primeira vez que estamos disputando a eleição. A disputa está equilibrada, com uma tendência muito grande à renovação. Estamos sentindo o tom crescente, em um processo de ascensão. Temos 23 propostas que podem dar um salto de qualidade para que possamos cumprir o papel da Ordem. Dedico-me e vivo da profissão. Não sou veiculado a nenhum poder ou grupo político. Sinto-me independente, livre e com condições de dirigir a OAB dentro desses princípios maiores que estamos defendendo. Temos a simpatia da sociedade, da opinião pública e de quem nos acompanha nesses últimos 10 anos e que estão querendo ver essa profissão mais respeitada, próspera, valorizada e menos submetida aos abusos de autoridade”.

De acordo com o advogado, um debate seria idealizado entre as duas chapas, mas sem nenhuma justificativa, a “Uma Ordem para Todos” desistiu. “Procuramos ter um debate, pois somos advogados da profissão da palavra. Então, temos que saber falar e se expressar bem. Soou muito estranho na classe a outra chapa não ter aceitado o debate, que iria mostrar as propostas sustentadas no contraditório. Infelizmente não aceitaram, as emissoras de TV se propuseram a fazer, mas o debate foi desarticulado porque eles não tiveram presentes. Precisamos debater quando for preciso. A advocacia  perdeu uma oportunidade de examinar os candidatos e propostas”.

Já Marcos Vinícius acredita que as suas propostas irão beneficiar toda a classe. “É a primeira vez que me candidato à Presidência. Apresentamos propostas concretas que benefi-ciam o advogado. As expectativas são excelentes pelo reconhecimento e pelas propostas, mas principalmente pelas palavras de incentivo e carinho. Com certeza, o advogado acreano saberá dizer o que é melhor para ele e para a sociedade”.  Atualmente Marcos é o vice-presidente da OAB/AC e atua na profissão há mais de 10 anos. “Posso dizer com muito orgulho que tenho experiências na OAB como poucos, embora tenha pouca idade. Estou desde o primeiro dia de mandato do presidente Florindo Poersch. Fui primeiro presidente da comissão do jovem advogado, conselheiro suplente, conselheiro titular, secretário geral adjunto, presidente da comissão de defesa de prerrogativas e vice-presidente da OAB”.

A posse dos 27 presidentes eleitos está marcada para o dia 1º de janeiro de 2013. O mandato é de 3 anos, com direito à reeleição.

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

A importância em renovar

Próxima Notícia

Começa encontro nacional sobre adoção

Mais Notícias

Confira a programação da Terça-feira Santa na Diocese de Rio Branco
4º destaque

Bispo de Rio Branco comenta eleição do Papa Leão XIV: “Surpresa geral, mas cheia de esperança”

11/05/2025
Acre sob alerta: Inmet prevê chuvas fortes e ventos de até 100 km/h em todo estado
1º destaque

Alerta de chuvas intensas vale para todo o Acre a partir deste domingo

11/05/2025
Inscrições para o Encceja estão abertas até 2 de maio
Destaques Cotidiano

Confira lista com 96 concursos abertos e 15.025 vagas em todo o país

11/05/2025
Governador Gladson Camelí publica mensagem em homenagem ao Dia das Mães
3º destaque

Governador Gladson Camelí publica mensagem em homenagem ao Dia das Mães

11/05/2025
Bombeiros resgatam idosa em área de difícil acesso na zona rural de Cruzeiro do Sul
5º destaque

Bombeiros resgatam idosa em área de difícil acesso na zona rural de Cruzeiro do Sul

11/05/2025
Mais de 10 mil fiéis participam da Marcha para Jesus 2025 em Rio Branco
Destaques Cotidiano

Mais de 10 mil fiéis participam da Marcha para Jesus 2025 em Rio Branco

11/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Começa encontro nacional sobre adoção

Em protesto, moradores do Ramal da Castanheira interditam Rodovia AC 40

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre