Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Estudante cruzeirense se classifica para a final da Olimpíada de Língua Portuguesa

A professora io Andrade- FOTO ONOFRE BRITOA estudante do 1º ano de ensino médio da Escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul, Aline da Conceição Andrade foi classificada para disputar a final da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, na categoria “Crônica”, que será realizada em Brasília, nos dias 9 e 10 de dezembro. Selecionada para representar o Estado na categoria, Aline viajou para Natal (RN), onde ocorreu à semifinal. Entre 125 participantes de outros Estados, Aline se classificou entre os 38 finalistas. O estudante Alex William Almeida de Alencar, também estudante da Craveiro Costa, classificou-se em nível estadual e ainda vai participar da semifinal da categoria “Artigo de Opinião”, em Belo Horizonte (MG).

A Olimpíada é iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social e desenvolve ações de formação de professores, visando contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Tem caráter bienal e realiza, nos anos pares, um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas brasileiras.

A edição de 2012 é a terceira e participam professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental (EF) ao 3º ano do ensino médio (EM), nas catego-rias: “Poema” no 5º e 6º anos; “Memórias” no 7º e 8º anos; “Crônica” no 9º ano e 1º ano do EM; “Artigo de Opinião” no 2º e 3º anos do EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Cruzeiro do Sul é destaque na Olimpíada: na primeira edição, a de 2008, um aluno da Escola Flodoardo Cabral ganhou medalha de ouro; em 2010, dois estudantes se classificaram. Na categoria “Opinião”, o classificado foi Mateus Albuquerque, aluno da 2ª série do Ensino Médio da Escola Craveiro Costa, que abordou o tema: “A violência adentrou os muros de nossas escolas: e agora?” Na categoria “Memória”, a selecionada foi Eduarda Moura Pinheiro, aluna da 7ª série da Escola Municipal de Francisca Rita de Cássia Lima Pinto, que escreveu sobre a vida de uma mulher do interior, com o título: “Chão Varrido”. A orientadora de ambas foi a professora Elisângela Oliveira Silva de Araújo. (Flaviano Schneider / Agência Acre)

Sair da versão mobile