Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Greve dos auditores da Receita Federal continua sem prazo para acabar

A greve dos auditores da Receita Federal já dura cinco meses, prejudicando exportações, liberação de créditos, análise e liberação da malha fiscal, além de queda da arrecadação tributária. A principal reivindicação dos servidores é o reajuste salaria de 30,19%. Em setembro, o Governo Federal chegou a oferecer 15,8% de reajuste fracionado em três anos.

Segundo Claudemir da Silveira, auditor fiscal na Receita Federal do Acre, há mais de um ano a categoria tenta negociar. “Nesse período o governo se reuniu em algumas oportunidades, mas adiou a apresentação da proposta. A negociação com os auditores antecede a esses cinco meses. Há cerca de 1 ano e meio vínhamos negociando e o governo deixou para apresentar a proposta no último dia de prazo de encaminhamento do projeto de lei orçamentária para o congresso, quando tomamos conhecimento do que estava sendo oferecido aos trabalhadores. Não deu tempo da categoria analisar essa proposta nesse prazo concedido”.

A categoria rejeitou a proposta, alegando que os valores não são suficientes para repor as perdas salariais. “A proposta feita por eles foi oferecida para a maioria dos servidores. A categoria, em razão de um estudo comparativo com a remuneração de carreiras semelhantes em âmbito estadual no Brasil a fora, viu que a remuneração do auditor está muito inferior. A proposta foi rejeitada e a mobilização continua em busca de reabrir as negociações”, disse o auditor.

Claudemir afirmou que com a paralisação, metas estão deixando de ser cumpridas no órgão. “Por enquanto a greve vai continuar por tempo indeterminado. É uma mobilização diferente, porque não é a greve clássica. Os auditores, em função da desmotivação, não têm atingido as metas que a Receita Federal costuma cumprir. Hoje as metas estão afetas pelo quadro funcional que hoje desenvolve essas atividades de fiscalização. O auditor está trababalhando o normal, antes havia um esforço extra individual e a categoria acabava cumprindo além da meta”, concluiu.

Sair da versão mobile