Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ibama recebe animal raro

O Centro de Triagem de Animais Silvestres – Cetas de Rio Branco/AC recebeu na última semana de outubro um paciente bastante raro. Trata-se de uma Paca de Rabo ou Pacarana (Dynomis branickii). O roedor foi encontrado em uma área rural, vítima de atropelamento e foi resgatado por uma equipe da Polícia Militar que encaminhou o animal para o Centro de Triagem para cuidados veterinários.
paca-ibama-ac
O Cetas administrado pelo Ibama/AC, tem parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Branco através do Parque Chico Mendes, que vem recebendo animais silvestres de diversas espécies durante o ano todo, através de entregas voluntárias feitas pela população, de resgates realizados pelo Corpo de Bombeiros, de apreensões da Polícia Militar, Civil e Companhia Ambiental, e ainda, apreensões do Ibama e Órgão de Meio Ambiente do Estado.

Após receber o tratamento veterinário adequado a Paca de Rabo passa bem. Considerando que o animal apresenta comportamento típico da natureza, ele será encaminhado nos próximos dias para a soltura em área cadastrada pelo Ibama/AC. Com a soltura no ambiente natural, o animal voltará a cumprir sua função ecológica na natureza, contribuindo para manter a variabilidade genética da espécie e sua função na cadeia alimentar do ecossistema.

A Paca de Rabo é o terceiro maior roedor do mundo, perdendo apenas para a capivara e o castor, chega a pesar entre 10 a 15 Kg, atinge 80 cm de comprimento, sua pelagem é escura no dorso com manchas brancas que o ajudam a confundir os predadores. Esse animal vive na região do alto Amazonas, no Peru, na Colômbia, no Equador e no Brasil vive apenas nos Estados do Amazonas (rio Juruá) e do Acre, alimentando-se de frutos, folhas e raízes. A pacarana é a única espécie no seu gênero.  (Assessoria)
  

Sair da versão mobile