15 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

15 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Inscritos no Cadastro Nacional terão prioridade na guarda provisória de crianças

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
09/11/2012 - 20:05
Manda no zap!CompartilharTuitar

A guarda provisória de crianças com menos de três anos de idade só poderá ser concedida a pessoas e casais habilitados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A recomendação foi feita pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, a juízes da Infância e Juventude de todo Brasil.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Rio Branco, a juíza Rogéria Epaminondas explicou sobre como a recomendação assinada nesta semana irá contribuir para o Judiciário de todo País. “A intenção do CNJ é auxiliar os magistrados no controle da adoção, que precisa ser vista com um olhar mais cauteloso, pois há os que agem com interesses ilícitos e de maneira criminosa. A ferramenta é criteriosa, pois busca selecionar pessoas que já passaram por entrevista com psicólogos e assistentes sociais e reúne todas as informações possíveis dos candidatos à maternidade e paternidade. Ou seja, o cadastro é um indicar de bons pais”, considerou a magistrada.

A guarda provisória é concedida quando a criança está em situação de risco e é encaminhada a um abrigo, visto que na maioria das vezes a família não tem condições de criá-la. Atualmente, se constatada a falta de um abrigo no município da Comarca ou na região, alguns juízes concedem guardas provisórias de crianças a qualquer casal de forma aleatória sem consultar o CNA.

A adoção, desse modo, acaba sendo concedida, por via oblíqua, a um casal que estava fora da lista, escolhido aleatoriamente. Casos desse tipo, conhecidos popularmente como “adoções à brasileira”, desestimulam famílias que esperam às vezes anos na fila da adoção porque seguiram os procedimentos previstos e se cadastraram no CNA.

“Isso é muito temerário, já que há aqueles que pretendem se aproveitar dessa brecha, e até lucrar com o tráfico internacional de crianças ou mesmo a exploração sexual. Há também crianças sendo adotadas por pessoas sem preparo, sem a garantia prevista pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de se aferir reais vantagens aos que forem adotados”, completou Rogéria Epaminondas.

Pessoas habilitadas
Na justificativa da recomendação, o ministro Francisco Falcão afirmou nesta semana considerar “os muitos problemas que têm se verificado pelo Brasil com a apresentação de pessoas previamente ‘ajustadas’ com a família biológica da criança”, além de levar em conta a vedação contida no art. 50, parágrafo 3º, inciso III, do ECA à adoção de crianças menores que três anos por pessoas que não estejam previamente habilitadas no Cadastro.

As exceções são a adoção unilateral ou feita por parentes com a qual tenha afinidade, previstas nos demais incisos daquele artigo.

O texto recomenda que os juízes devem consultar os cadastros previstos no artigo 50 do ECA (Lei n. 8.609/1990): o primeiro é o cadastro da Comarca. Caso não sejam encontrados casais habilitados, o juiz deve pesquisar o cadastro estadual e, se necessário, o CNA. A cautela atende ao disposto no ECA, apesar de que o CNA já deva reunir todos os casais pretendentes que constam dos demais cadastros.

Com a medida, a Corregedoria busca fortificar o Cadastro Nacional de Adoção, para que seja a fonte única de pretendentes, elo imprescindível de conexão entre crianças e famílias substitutas. A medida também pretende prevenir o assédio que casais – sobretudo os de baixa renda – sofrem informalmente para doar seus filhos a famílias que tenham mais recursos para criá-los.

No âmbito do Judiciário Acreano, é possível obter todas as informações necessárias sobre o tema junto à Comissão Estadual Judiciária de Adoção (veja aqui).

Números
Atualmente, das 28.362 crianças e adolescentes disponíveis para adoção, apenas 162 são menores de três anos. Contudo, a demanda dos casais e pessoas que desejam adotar crianças com até três anos de idade é bem maior: 15.981 ou 56,35% dos pretendentes. (Agência TJAC)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Minoru toma posse como reitor da Ufac

Próxima Notícia

Nota de Repúdio: Basta à impunidade

Mais Notícias

Teatro Candeeiro (Foto: Reprodução Instagram)
Geral

Coletivo Teatro Candeeiro apresenta espetáculo premiado em Rio Branco; confira as datas

14/03/2026
Foto: Arquivo/A Gazeta
4º destaque

Audiência pública em Rio Branco vai discutir dados de violência doméstica e feminicídio na capital

14/03/2026
A capital acreana ficou de fora do top 10. Foto: Getty Images
2º destaque

Acre registra 16 mortes por síndrome respiratória grave nas primeiras semanas de 2026

14/03/2026
Pessoas em situação de rua receberam cortes de cabelo e serviços. Foto: Carolina Torres/Secom
Destaques Cotidiano

Acre registra maior queda do país no volume de serviços em janeiro, aponta IBGE

14/03/2026
Prazo para emitir 1º título de eleitor e regularizar pendências encerra no dia 6 de maio; saiba como solicitar serviços
Geral

Prazo para emitir 1º título de eleitor e regularizar pendências encerra no dia 6 de maio; saiba como solicitar serviços

14/03/2026
O comitê está promovendo uma série de atividades no Juruá (Foto: Neilson Abdallah)
Geral

Comitê de Cultura leva especialista internacional ao Juruá para palestra sobre Economia Criativa e Inovação

14/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Nota de Repúdio: Basta à impunidade

Idaf impanta sistema de dados online

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre