X

Jornalista da RSF vêm ao Brasil investigar “dupla economia” em estados de fronteira

 Economia oriunda de 2 fontes. Essa é a preocupação que a organização internacional Repórteres Sem Fronteiras – a RSF (Reporters Without Borders) – está tendo com os jornalistas que atuam nos estados das áreas de fronteira do Brasil com outros países. O Acre é um destes estados que a RSF classifica como de ‘economia dupla’. A preocupação é tanta que a entidade enviou para o Brasil um de seus representantes, Benoît Hervieu, chefe da seção “Américas” da RSF.

 Sobre o tema, o jornalista francês adiantou a posição da entidade sobre tal problemática, já incluindo o estado do Acre nesta conjuntura de risco aos jornalistas nas fronteiras.

“Estamos assistindo à globalização do crime organizado. Várias regiões têm dupla economia, como parte do território brasileiro, estados como Acre, Amazonas, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Sabemos que são pontos estratégicos do tráfico, com infiltração na economia local e na política local. Isso faz com que seja muito difícil promover proteção aos jornalistas que ousam falar desses assuntos, porque os interesses são enormes”, afirmou ele.

 O jornalista deve passar por Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo para colher dados e obter maiores explicações sobre estes riscos aos jornalistas brasileiros. Para tanto, Hervieu deve ouvir pessoas relacionadas à classe, bem como profissionais, professores de jornalismo, acadêmicos, diretores e donos de veículos de comunicação, etc. Depois, ele deve se reportar à RSF, que vai incluir as suas informações no relatório anual da situação do exercício profissional jornalístico no Brasil.

 Além do perigo da atuação jornalística nas áreas fronteiriças do Brasil (que é só uma das pautas trazidas para a investigação brasileira da RSF), o francês Benoît procura informações sobre as mortes de jornalistas, o aumento de processos contra profissionais de imprensa (o que remete à censura judicial), o conflito de interesses de jornais com a parte política e econômica e sobre a regulação da internet no país. (Com informações do Portal Imprensa)

Categories: Geral
paula: