Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 900 estudantes acreanos fazem prova do Enade neste domingo

A edição de 2012 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicada no próximo domingo (25), de 13h às 17h (horário de Brasília), em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao todo, 587.351 alunos concluintes de cursos de graduação ou tecnológicos, matriculados em 1.871 instituições de educação superior (IES), estão habilitados para participar das provas. No Acre, 906 alunos participarão do exame.

O Enade avalia o rendimento dos alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.  Ele é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do diploma. Quem não comparecer, fica em situação irregular junto ao Enade e não poderá concluir o curso de graduação.

Os cursos são divididos em área de conhecimento e avaliado a cada três anos.

A primeira aplicação ocorreu em 2004 e é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Segundo Jucilene Armani, assessora de comunicação da Uninorte, a participação dos acadêmicos no exame valoriza a formação universitária.

“Participar do Enade é importante porque nesse momento vamos avaliar todo o conteúdo que os alunos aprenderam e o desenvolvimento. A prova segue o padrão nacional e o grau de dificuldade é bastante elevado. Estamos felizes com a participação e esperamos obter sucesso e alcançar a nota máxima”.

Na instituição, 418 alunos dos cursos de administração, pscicologia, direiro, publicidade e ciências contábeis participarão da prova, com o intuito de conseguir uma nota boa. “A nota 5 é a máxima e o desejo de toda a instituição de ensino superior no Brasil. Quem alcança a nota máxima, tem a excelência e no país apenas 2 instituições tem essa pontuação. Para nível estadual, a nota 3 já nos deixaria bastante felizes e é por isso que os alunos estão se esforçando para alcançá-la. Se vier um 4, melhor ainda. Os coordenadores, professores e tutores estão acompanhando os alunos nesta fase final e acreditamos que iremos ter uma participação significativa”, frisou a assessora.

Antes do exame, os alunos foram preparados para ter um bom desempenho. “Trabalhamos dentro das diretrizes do MEC, qualificando os nossos professores e fazendo o grande papel do educador, que é fazer o aluno aprender. Para isso, fizemos aulas de reforço, porque é o conteúdo de semestres anteriores e trabalhamos também com a questão valorização e do entendimento do aluno em relação à importancia do Enade, que não é somente importante para a instituição”, concluiu Jucilene.

Sair da versão mobile