Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Minoru toma posse como reitor da Ufac

Em solenidade realizada na tarde de ontem,9, no Ministério da Educação, o novo reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) Minoru Kinpara tomou posse. A solenidade foi presidida pelo Ministro de Estado da  Educação Aloizio Mercadante e várias autoridades prestigiaram a posse. Ontem, Olinda Batista encerrou sua gestão e transmitiu o cargo para Minoru, que vai atuar na universidade durante os próximos quatro anos. O novo gestor deu posse também à vice-reitora, pró-reitores e equipe administrativa.
PosseMinoru2
Minoru afirmou que iniciará sua gestão com grandes expectativas. “No processo de transição, a nossa equipe foi naturalmente se incorporando na nova gestão para evitar qualquer processo drástico de rompimento. Ficamos bem antenados das questões burocráticas imediatas, vencimento de contratos e outras coisas importantes para a vida normal da universidade. Contamos com uma equipe bastante heterogênia, muito comprometida com a universidade. São pessoas que abraçaram a causa desde que entraram. Não são pessoas que precisam de um cargo de confiança para trabalhar, pois já trabalham. Esse foi um critério muito importante, priorizamos a questão da humanização, do saber relacionar e valorizar o que temos de mais importante na instituição, que são os nossos alunos, professores e servidores”.

O objetivo é elevar a universidade a outro patamar, disse o reitor. “Temos clareza onde queremos chegar, colocando a Ufac como uma instituição eficiente, propositiva, reconhecida como referência em ensino e pesquisa de extensão em qualidade. Queremos chegar à criação dos nossos doutorados, fortalecimento da pós-graduação e na consolidação dos cursos. Outro fator importante é que nós temos um apoio grande dos parlamentares, Governo do Estado, prefeituras e das instituições que já são parceiras e tendem a aprofundar essa parceria. Iremos melhorar ainda mais os serviços prestados pela universidade”.

Nos primeiros meses novos projetos serão realizados na área administrativa e estrutural da Ufac. “Começaremos desde as coisas mais simples. Temos problemas como limpeza, iluminação, condições das salas de aula e laboratórios, serviço de restaurante. Iremos de imediato tomar algumas providências, que é deixar o nosso campus em um aspecto mais agradável. Um concurso para mais 70 professores será realizado no início da nossa gestão, para evitarmos que a falta e diminuir essa carência, pois é preocupante o aluno ir para a sala de aula e não ter professor.

Ao contratá-los, não estaremos priorizando somente a graduação, mas também na pós-graduação. Queremos montar uma equipe que possa nos ajudar a melhorar a nossa instituição. A comunidade universitária será chamada para discutirmos a criação de novas bolsas para atender os nossos recursos, que aumentaram para R$ 8 milhões. Vamos definir onde vamos priorizar, as novas modalidades que possam atender todos. Queremos deixar claro porque viemos e o que queremos. Temos ações emergenciais para os próximos 100 dias, trabalhando muito”, informou Minoru.

Sair da versão mobile