Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Nível do Rio Acre ultrapassa os 6 metros

 O ‘inverno amazônico’, período de chuvas compreendido entre novembro a abril na região Norte, iniciou com grande força no Acre. Nos últimos dias, chuvas fortes caíram sobre a capital acreana, elevando o nível do Rio Acre a 6,75m. Balseiros (galhos e troncos de árvores) trazidos pela correnteza das águas acumularam-se debaixo da ponte metálica.

 De acordo com o coordenador da Defesa Civil, coronel João de Jesus de Oliveira, as chuvas continuarão intensas. “O Rio Acre está acima da média deste mês, que geralmente é de 5,05m. Apesar de estar acima da média, ele demorou muito a chegar. As chuvas estão dentro do normal. A tendência é de o rio subir mais, já que até o final de novembro há previsões de precipitações”.

 As chuvas que continuam caindo em toda a bacia hidrográfica do rio irão fazer o nível subir ainda mais, porém não irá chegar a alagar. “O perigo da cheia é a partir de fevereiro até abril. Estes meses são críticos por conta da saturação dos mananciais. Como eles estão abaixo do Rio Acre, não há o risco de alagar neste período. Ele poderá chegar até os 9 metros se continuar chovendo e a cota de alerta é a partir dos 14,30m”, explicou o coordenador.

 Nos próximos dias, as previsões apontam elevada umidade do ar e chuvas a qualquer hora em todo o Estado.

 

Sair da versão mobile