Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito Angelim visita creche e Centro de Assistência Social no Tancredo Neves

CRECHE JAIRO JUNIOR FOTOS MARCOS VICENTTI   1Duas importantes visitas foram realizadas pelo prefeito Raimundo Angelim nesta terça-feira, 13, à Creche Jairo e Júnior, e ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no bairro Tancredo Neves. A creche atende a 130 crianças de até três anos em tempo integral com três refeições ao dia, além de atividades em sala de aula, brincadeiras, estudos artísticos e descanso. O cardápio alimentar é bastante variado e balanceado, estabelecido por nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme). Como exemplo, o almoço desta terça-feira tinha carne moída, salada de tomate, arroz e feijão, suco natural e banana como sobremesa – produto adquirido da agricultura familiar.

O sistema de creches evoluiu muito em Rio Branco desde2005, quando Angelim assumiu a prefeitura. O prefeito encontrou apenas sete creches funcionando precariamente, sem condições adequadas para atendimento às crianças. Hoje, nomodelo da  Jairo e Júnior,  são doze creches das quais duas são conveniadas.  As unidades eram administradas pela Secretaria de Ação Social (a Jairo e Júnior foi construída na gestão de Jorge Viana quando Angelim era secretário de Ação Social)  e foram transferidas para a Seme. Após deixarem a creche, as crianças seguem para as etapas iniciais do ensino infantil, modalidade que Rio Branco avança sistematicamente. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), os alunos das primeiras e quartas séries da capital acreana estão acima da média nacional em rendimento escolar. Os números mostram que cerca de 70% de todas as crianças deixaram a primeira série totalmente alfabetizadas.

Angelim já deu início à construção de novos estabelecimentos de educação infantil e o próximo prefeito, Marcus Alexandre, confirmou que abrirá 5.000 novas vagas em creches em Rio Branco. Para isso – assim como Angelim -buscará parceria com o Governo Federal para garantir que o maior número de bairros seja contemplado. Do total de comunidades que devem ser atendidas com o programa Ação Brasil Carinhoso, também conhecido como ProInfância,  sete  são conjuntos resi-denciais implantados recentemente pelo Governo do Estado: residenciais Vale do Carandá, Jequitibá, Jenipapo, Cabreúva,  Aroeira, Rosa Linda e Andirá, além dos bairros São Francisco, Novo Eldorado e Juarez Távora. Serãocontempladas prioritariamente as crianças de famílias beneficiá-rias do programa Bolsa Família. (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile