Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito conclui mandato com amplo reconhecimento local, nacional e internacional

Prefeitura premiadaO economista Raimundo Angelim conclui o mandato de oito anos como prefeito de Rio Branco numa condição jamais alcançada por um gestor da capital acreana desde que a cidade foi fundada por Neutel Maia, nos idos de 1800. Além de fazer a melhor administração entre as 26 das capitais brasileiras (conforme pesquisa Ibope/RedeTV), Angelim deixa como legado uma coleção de cerca de vinte prêmios nacionais e internacionais e o reconhecimento de instituições e organizações regionais.

Isso não veio por obra do acaso mas é fruto de muito trabalho e seriedade no trato da coisa pública. Apenas como exemplo inicial, a gestão de Angelim ganhou dois prêmios Objetivos de Desenvolvimento do Milênio pelo cumprimento de metas estabelecidas pela ONU no enfrentamento à miséria e na inclusão socioparticipativa. O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa arrojada no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o PNUD e com o MNCS. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.

Um prêmio tido como importante para o município de Rio Branco foi concedido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe) em 2012   pela bem-sucedida implantação da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRE), que atualmente processa cerca de 200 toneladas de lixo ao dia. Antes da construção da UTRE, que absorveu investimentos da ordem de R$ 12 milhões, o lixo produzido em Rio Branco era encaminhado para um lixão, que funcionou na cidade por 20 anos e foi encerrado em outubro de 2009, quando o novo aterro sanitário entrou em operação.

A UTRE conta ainda com unidades de triagem de recicláveis, que é operada por uma cooperativa de catadores, de reciclagem de resíduos da construção civil, de tratamento de resíduos de serviços de saúde, de triagem de resíduos regulares e de trituração de recicláveis, além de centrais de compostagem e de recebimento de pneus, sendo que esta já arrecadou mais de 400 toneladas.

O gerenciamento da UTRE é feito em conjunto pelas Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, de Meio Ambiente, de Agricultura e Floresta e a Coordenadoria Municipal do Trabalho e Economia Solidária. A Prefeitura de Rio Branco firmou também parceria com o Governo do Estado do Acre e com a iniciativa privada para instalar uma fábrica de reciclagem de resíduos plásticos, que fabrica produtos como telhas, conduítes e mangueiras e os vende a preços 40% menores que os praticados pelo mercado. (Assessoria PMRB)

Sair da versão mobile