Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito e governador em exercício abrem Semana do Peixe na Ceasa

O prefeito de Rio Branco em exercício, Juracy Nogueira, e o governador do Acre em exercício, Elson Santiago, abriram oficialmente nesta quarta-feira a  Semana do Peixe e da Produção Familiar  na Central de Abastecimento e Comercialização (Ceasa) de Rio Branco, cujo objetivo é  incentivar o  consumo de pescado, frutas, hortaliças e legumes na capital acreana.  A semana vai de 7 a 11 de novembro, a partir desta quarta-feira até a próxima sexta, das 3h30 às 20h. No sábado, o horário de atendimento vai das 3h30 às 17h,  e no domingo das 3h30 às 12h. 
Semana do 2
A meta dos organizadores é que pelo menos 50 mil pessoas visitem a Ceasa e comprem pescado durante a feira. O faturamento previsto chega a R$700 mil. Várias autoridades, pesquisadores  e lideranças rurais estiveram presentes. O governador Elson Santiago reafirmou o compromisso de Tião Viana, o titular no Executivo Estadual, em avançar na produção rural, e Juracy Nogueira agradeceu pelo empenho dos técnicos e gestores em proporcionar um evento tão importante para a população de Rio Branco.

Estão participando piscicultores, associações de agricultores familiares, cooperativas, atacadistas da Ceasa, empresas peruanas, Associação Florescer e instituições parceiras proporcionando trabalho, renda, aprendizagem e interação entre os atores e o público envolvido. São parceiros neste evento o  Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Acre), Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidário (Unisol),  Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Associação dos Pescadores do Bujari (Pró peixe), Fetacre  e CUT.

Mais de 50 toneladas à disposição
Piscicultores já estão  ofertando mais de 50 toneladas de pescado com o diferencial, segundo Sergio Brana, coordenador da Ceasa, do preço ainda mais acessível que nas feiras similares realizadas anteriormente. “Como exemplo, o quilo do piau é R$9 já limpo e tratado”, explicou o coordenador.  Produtores familiares estarão comercializando 100 toneladas de mercadorias hortigranjeiras da agricultura familiar local e de atacadistas da Ceasa Rio Branco, oferecendo boa qualidade e preço acessível. Estão participando  também, empresas privadas, instituições parceiras e empreendimentos solidários. Os organizadores montaram  uma praça de alimentação com cardápio típico  da culinária amazônica. O peixe é o prato principal.  (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile