Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

PRF intensifica a fiscalização de Produtos Perigosos na BR 364

 Tendo em vista o grande volume de mercadorias transportadas através das rodovias federais nos estados de Rondônia e Acre a Policia Rodoviária Federal intensificou no mês de novembro a fiscalização de caminhões de cargas.

 A ação dos policiais visaram coibir o transporte de produtos que possuem incompatibilidade de armazenamento e transportes entre si; sendo que o transporte irregular destes produtos podem causar sérios danos a saúde, de pessoas, animais e ao meio ambiente; bem como a fiscalização do transporte de produtos perigosos que são regulados por legislação especificas devidos aos riscos que a carga oferece.

 Entre os dia 05 à 24 de novembro, foram fiscalizados 682 veículos de cargas, sendo que 528 foram autuados pelo transporte irregular da mercadoria, 36 por infrações previstas no CTB, 13 veículos foram recolhidos, 2 CNHs apreendidas e um motorista foi detido por apresentar CNH falsa.

 A classificação adotada para os produtos considerados perigosos é feita com base no tipo de risco que apresentam e conforme as Recomendações para o Transporte de Produtos Perigosos das Nações Unidas.

 Os produtos vistoriados: explosivos; gases (inflamáveis, não-inflamáveis, não-tóxicos  e os tóxicos); líquidos inflamáveis (sólidos inflamáveis, substâncias sujeitas a combustão espontânea e as que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis); substâncias oxidantes; peróxidos orgânicos; substâncias tóxicas (venenosas) e infectantes; materiais radioativos e corrosivos, entre outras.

Sair da versão mobile