24 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

24 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Projeto Regenerar- Transformando Resíduo em Valor

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
16/11/2012 - 20:06
Manda no zap!CompartilharTuitar

 Ozório Venancio Almeida diz  que os aterros sanitários estão em desuso por não atenderem a necessidade de proteção ambiental com sustentabilidade. Ele afirma que a ideia central do Projeto Regenerar é o de transformar resíduos em valor, no caso em energia, o que atenderá o conceito de desenvolvimento econômico com valor agregado mantendo o meio ambiente protegido.  “O objetivo é o aproveitamento da biomassa contida nos resíduos sólidos urbanos, comerciais e industriais para a geração de energia através da conversão de resíduos sólidos em gasosos e aplicação do gás de síntese para a geração de energia elétrica”, diz.

 É importante ressaltar que a Lei 12. 305 de 02/08/20120 e Regulamentada pelo Decreto 7. 404 de 2312/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê que até 2014 o Brasil além de se livrar  dos lixões, também vai estar preparado para catar o lixo, separar  os resíduos e reciclar o material dando a eles um destino definitivo que é a industrialização do mesmo, transformando-o em energias limpas.  

 A concepção da usina Regenerar é modular, adaptada aos diversos níveis de demanda, com módulo de gaseificação consumindo 30 toneladas/dia de matéria orgânica e produzindo 3,4 megawatt de energia equivalente, distribuídos entre gás e o carvão.

 O prazo de operação de uma Usina Regenerar é de 13 meses após a liberação da licença de instalação.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

 Ozório Venancio diz que há inúmeras vantagens para a parceria entre a Rumar e Prefeitura de Rio Branco, entre elas estão: o atendimento ao Marco Regulatório e às Normas Ambientais; empreendimento viável tecnicamente com sustentabilidade econômica, social, Ambiental e Política; geração de empregos qualificados e renda para catadores, promovendo a recuperação social e redução de gastos com saúde pública; eliminação de emissões de poluentes atmosféricos e venda de recicláveis com valor agregado.

O problema do lixo para a sociedade

 O lixo é um dos grandes problemas atuais da sociedade devido a expansão das cidades e a cultura de consumismo exagerado. Estima-se que a maioria dos lixões ou aterros sanitários esteja com capacidade saturada. Não podemos perder de vista que existem inúmeros aterrados que nem mesmo são regularizados. A não destinação correta do lixo pode gerar vários problemas que vão de sociais até a saúde pública.

 Os modelos atuais adotados pela maioria das cidades para o trato para com o lixo ainda é extremamente deficiente. Comumente o lixo vai para os lixões ou aterros sanitários, ficando exposto a céu aberto ou enterrado e compactado. Os lugares que abrigam depósitos de lixo geralmente estão localizados em áreas afastadas das partes centrais da cidade.  Nos lugares onde ainda utilizam os modelos de lixões é passível na produção de um líquido denominado Chorume, esse possui coloração escura com cheiro desagradável, a substância gerada atinge as águas subterrâneas (aquífero, lençol freático), além de contribuir com a poluição dos solos e das pessoas que mantém contato com os detritos, causa também os deslizamentos das encostas e assoreamento de mananciais.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Flaviano Melo recebe prefeitos

Próxima Notícia

Tédio e aborrecimento

Mais Notícias

Foto: Pedro Devani/Secom
5º destaque

No Acre, entidades sem fins lucrativos podem contratar 100 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida

24/08/2025
Foto: Cedida
Geral

Estrela do tênis acreano, João Elias é campeão em dose dupla no AABB Open

24/08/2025
Foto: Alice Leão/Secom/AC
Destaques Cotidiano

Governo federal impulsiona participação social em conferência da pessoa idosa no Acre

24/08/2025
Foto: Gleison Luz/Sesacre
Geral

Programa Melhor em Casa garante atendimento domiciliar e mais qualidade de vida a pacientes no Acre

24/08/2025
Forte onda de frio polar chega ao Acre neste domingo com chuvas e ventos intensos
1º destaque

Forte onda de frio polar chega ao Acre neste domingo com chuvas e ventos intensos

24/08/2025
Foto: Arquivo
Destaques Cotidiano

Acreanos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó acertam quadra na Mega-Sena e faturam

24/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Tédio e aborrecimento

Gazetinhas 17/11/2012

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre