Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco começa a receber decoração natalina

BandeiraHá um pouco mais de um mês para o Natal, o Centro Histórico e os principais pontos turísticos da Capital estão recebendo a decoração natalina. A obra, realizada há duas semanas, vem chamando a atenção de quem passa pelos tradicionais espaços públicos.

Quem está realizando a decoração é a Secretaria de Obras Públicas (Seop). Segundo Mara Portela, engenheira do órgão, os trabalhos foram iniciados na área central. “Estamos decorando a Praça da Revolução, Praça da Biblioteca Pública, Palácio Rio Branco e a fonte, Gameleira (árvore no mastro), Novo Mercado Velho. Também terá o presépio na Praça da Revolução. A novidade desse ano é a decoração ao longo do Parque da Maternidade. Vamos colocar os anjos e ornamentar as árvores”.

Leonardo Freire, secretário em exercício da Seop afirmou que grande parte do material usado na decoração do Natal passado foi reaproveitado. “O padrão de material é o mesmo do ano passado. Temos os mesmos anjos, que estão sendo reaproveitados. Eles ficaram concentrados ano passado na Praça da Revolução e esse ano estamos distri-buindo mais ao longo dos outros pontos. A árvore será feita com a mesma técnica do ano anterior e o aspecto visual será semelhante ao de 2011. Tivemos uma intervenção menor esse ano, o investimento foi significativamente inferior. Conseguimos pontenciali-zar o investimento com o reaproveitamento do material. O gasto do material ano passado foi maior, mas pensando no reaproveitamento nos anos seguintes. Não vamos perder em qualidade. A cenografia vai ficar bonita nos lugares onde será montada. Foram investidos cerca de R$ 500 mil. Em 2011 foi o dobro”.

A decoração, como em todos os anos, chama a atenção da população e dos visitantes. “Essa é uma tradição realizada no Brasil inteiro, tem um custo, mas por outro lado reporta a identidade da população, a satisfação do período de confraternização mais importante para todos. Muitas pessoas que moram fora do Estado tem a oportunidade de retornar para visitar as famílias e querem guardar lembraças”, explicou Leonardo.

A inauguração está prevista para ser realizada no dia do Tratado de Petrópolis. “Queremos fazer a inauguração da decoração no dia 17 de novembro. Também terá a projeção de mapping, igual ao ano passado, aquelas imagens que passam no Palácio. A decoração irá ficar instalada até 5 de janeiro de 2013”, concluiu Mara.

Sair da versão mobile