Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco recebe oficina na próxima terça para capacitar gestores a fazerem busca ativa

 A capital acreana vai receber na terça-feira da próxima semana, dia 27, oficinas para a capacitação em busca ativa de famílias de extrativistas e de ribeirinhos que possam ser incluídas em 2 programas federais. Trata-se do Cadastro Único para Programas Sociais (o CadÚnico, em um primeiro momento das oficinas) e do Programa Bolsa Verde (segundo momento).  As oficinas serão destinadas aos gestores e técnicos municipais. Elas serão oferecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

 Rio Branco foi escolhida para receber as oficinas de busca ativa porque é uma das cidades onde o Bolsa Verde está sendo implantado. Além disso, a Capital também possui técnicos de instituições federais ligadas à área extrativista familiar.

 As oficinas vão servir para dar maiores informações aos gestores e técnicos locais sobre a implantação do Bolsa Verde. Também vão ser abertos debates acerca das estratégias de mobilização de parceiros neste trabalho de busca ativa e a elaboração de planos de ação integrados para o cadastramento das famílias extrativistas e ribeirinhas.

 O Bolsa Verde é um programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado e lançado pela presidenta Dilma em outubro do ano passado.  A iniciativa serve para dar o estímulo, em forma de dinheiro, para que os produtores familiares preservem as florestas nacionais, reservas extrativistas, projetos de assentamentos, entre outras unidades de conservação, com ações sustentáveis. Os beneficiários recebem os repasses trimestrais de R$ 300,00 pelo prazo de até 2 anos, através do cartão do Bolsa Família.Em todo país, o programa beneficia em torno de 34 mil famílias. No Acre ele atende mais de 2 mil famílias.

 As oficinas capacitadoras estão sendo oferecidas nas cidades da região desde ontem. Elas começaram a serem aplicadas pelos técnicos especialistas do MDS em Manaus.  (Com informações da Assessoria do MDS)

Sair da versão mobile