Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Semana da Diversidade começa em Rio Branco

A Associação de Homossexuais do Acre (Ahac) apresentou as ações que serão realizadas durante a 8ª Semana da Diversidade, que começa nesta segunda e durará até o próximo domingo (2). A Fundação Elias Mansour (FEM) e a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) estão apoiando o evento.

Neste ano, a semana tem como tema “Travesti, Transexual, Lésbica, Gay, Bissexual ou Heterossexual, não importa, somos todos cidadãos”. O projeto foi financiado com recursos do Fundo Estadual de Cultura (FunCultura), da FEM, e recebe o apoio do Conselho Estadual de Cultura (ConCultura).

De acordo com Francis Mary, presidente da FEM, o órgão também está apoiando a semana. “Estamos ajudando com a divulgação da semana e utilização dos espaços. É sempre bom apoiar segmentos que estão dentro da concepção da diversidade cultural, que tem suas manifestações e seu modo de ser e respeitamos como os demais segmentos. A semana está em harmonia com o que pensamos, que é o respeito às pessoas e o fortalecimento dos direitos, independente da opção sexual”.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos membros do conselho, explicou Dalmir Rodrigues Ferreira, presidente do ConCultura. “Estamos bem inseridos no processo de entendimento do repeito à diversidade, que é proposto pelo sistema nacional. De certa forma, não me surpreendeu o posicionamento da plenária do conselho. Ficamos satisfeitos em ter adotado na íntegra essa visão que vem sendo proposta”.

Germano Marino, presidente da Ahac, falou sobre a vasta programação da semana. “Com esse tema iremos fazer com que nessa 8ª edição, que terá palestras, capacitação e discussões políticas na construção do primeiro plano estadual de enfrentamento à homofobia, possamos mostrar para a população que ser homossexual é apenas uma condição. Se enxergarmos como cidadãos passaremos a entender que os homossexuais são humanos. Por isso, buscamos constantemente realizar não só a semana da diversidade, mas as atividades que envolvam as áreas de cultura para sensibilizar e mostrar que essas pessoas desejam ter seus direitos”.
Um dos eventos mais aguardados da semana por toda a população de Rio Branco é a 8ª Parada do Orgulho LGBT, que terá concentração na Gameleira (concentração) e irá finalizar com um grande show no estacionamento do Estádio Arena da Floresta. Os artistas convidados deste ano são os DJs Moshe Nemer (DF) e Anne Louise (BA). As expectativas é que compareçam no evento cerca de 80 mil pessoas na parada, que tem como principal objetivo conscientizar e acabar com o preconceito.

“Fizemos um informativo que está sendo distribuído desde ontem, falando sobre a importância das paradas, desse movimento de expressão da comunidade LGBT, e como se construiu esse evento desde 2005. Sabemos, também, que em todos os eventos em massa acontecem alguns exageros. Então, temos a responsabilidade de sensibilizar para que os participantes possam tomar os devidos cuidados. Antes de qualquer participação, o que prevalece é a vida das pessoas, desde a área de segurança à saúde, além do comportamento. Esse é um movimento político afirmativo de expressão, de protesto, criativo e popular. A maior participação da parada é da população. São idosos, crianças e adultos. O nosso trabalho é fazer com que essas pessoas que participam do evento entendam o que é. A conscientização é importante”, concluiu Germano.

Sair da versão mobile