Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Varejo do Acre tem baixa de – 6,6% em setembro, com o ajuste sazonal

20120117172636Setembro definitivamente não foi um mês tão bom para o comércio varejista acreano. A Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (o IBGE) afirmou que o setor varejista do Acre teve, com incorporação do ajuste sazonal (desempenho de datas comemorativas), um decréscimo de – 6,6% em setembro deste ano, se comparado com o mesmo mês em 2011. Este desempenho negativo do Acre quebrou uma longa série consecutiva de bons resultados no varejo local. E foi também a pior taxa de todo o país.

No indicador de volume de vendas do varejo com ajuste sazonal, 11 dos 27 estados do país (incluindo o Distrito Federal) tiveram resultados negativos como os do Acre. Além daqui, Tocantins (-2,1%); Rio de Janeiro (-1,6%) e Sergipe (-1,3%) foram os 3 estados com os piores números no seu comércio varejista. Na outra via de resultados, os melhores saldos ficaram com a Paraíba (4,3%); RN (2,2%); Roraima (1,7%) e com Goiás (1,5%).

Nos indicadores de Varejo Ampliado (que considera também os setores de carros e motos, e o de material de construção) e no Geral (que leva em conta só os 8 ramos convencionais de Varejo do estudo em questão), o comércio do Acre não aparece entre os piores índices. No Geral, o Acre teve em setembro um saldo de menos de 10% em relação ao mesmo mês de 2011. No Varejo Ampliado, o Acre ficou com menos de 4%.

De acordo com o IBGE, o que justifica as taxas negativas com o ajuste sazonal apresentadas em setembro pelo comércio varejista do Acre – e de outros estados – foi, principalmente, a falta de datas comemorativas no referido mês. Além disso, a concentração dos recursos da população foi direcionada para economias e fundos de poupança, privando o comércio de receber estes capitais. O aquecimento das campanhas eleitorais em setembro também desviou bastante o foco da população no consumo varejista.

O estudo estatístico foi divulgado pelo Instituto na manhã desta última terça-feira (13). Os dados mais completos sobre ela podem ser conferidos no site do IBGE.

Sair da versão mobile