Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Bope usa força para desobstruir ponte fechada por familiares de mototaxista

FronteiraDepois de dois dias de negociação, a Ponte da Amizade que liga o Brasil à Bolívia através do Acre, pela cidade de Epitaciolândia, foi desobstruída com o uso da força através do Batalhão de Operações Especiais (Bope), na manhã desta quinta-feira (15).

Ao todo, foram quase três dias de negociações por parte das autoridades do Acre, que estão sensibilizados com o caso do mototaxista preso preventivamente a 25 dias no lado boliviano, sob acusação de ameaça, extorsão e formação de quadrilha, segundo a denuncia de uma vítima, Francisco Divico Oliveira, de 30 anos, da cidade de Cobija.

Segundo o denunciante, um brasileiro não identificado, teria sido contratado para lhe matar e este queria $ 5000 dólares americanos para não concretizar o assassinato. O motivo seria um suposto triangulo amoroso onde resultou em ameaças de morte e neste meio, entrou o mototaxista.

Eronildo da Silva Lopez (46), teria sido contratado para buscar uma encomenda no lado boliviano, que seria parte do pagamento mas foi detido antes de chegar no local para entregar um envelope que continha cerca de $ 2000 dólares americanos.

Somente depois de dois dias, os familiares do mototaxista souberam de sua prisão e que ele responderia por vários delitos naquele país. Acreditando na sua inocência, parentes, amigos e colegas de profissão, procuraram as autoridades brasileiras para intermediarem sua vinda para o lado brasileiro mas, devido as acusações, nada puderam fazer até o momento.

Mesmo diante da presença do secretário de Segurança do Acre por dois dias na fronteira, Renir Greabner e uma defensora pública, Arine Cunha do Nascimento, que se deslocaram para a cidade de Cobija com o intuito de intermediar a transferência de Eronildo, foram irredutíveis em sair do meio da ponte.

Por volta das 10h20, com a presença da tropa de choque do Bope, foi necessário o uso da força e uma bomba de efeito moral para dispersar quem estava no meio da ponte e permitir que mais de 20 caminhões passassem para o lado boliviano. Cerca de quatro pes-soas ligadas diretamente ao movimento foram detidas sob acusação de obstrução da lei, uma por tentar queimar a Bandeira Brasileira e um levemente ferido.

Segundo foi apurado no local, caso não haja uma posição por parte das autoridades onde reveja a situação do mototaxista, outras manifestações poderão acontecer futuramente. Após ação dos policiais, o tráfego foi normalizado nas duas pontes para todos os tipos deveículos.

Com o feriadão, se espera receber grande número de turistas na cidade de Cobija. Mais informações a qualquer momento. (Alexandre Lima/OAltoAcre)

Sair da versão mobile