Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Operação Metamorfose da PF desarticula quadrilha de fraudadores de cartões de créditos no Acre e Rondônia

Operação metamorfoseA Operação Metamorfose foi desencadeada na manhã de ontem, 08 pela Polícia Federal que cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão e sequestro de bens de pessoas envolvidas no crime de fraude de cartões de créditos que agiam nos estados do Acre e Rondônia.

Cerca de 130 agentes da Polícia Federal cumpriram 17 mandados de prisão em Rondônia, e um no Acre, além de 25 mandados de busca e apreensão cumpridos em Rondônia e cinco no estado do Acre e seis sequestros de bens, esses cumpridos em Porto Velho – RO.

Segundo investigação da Polícia Federal, integrantes da organização criminosa desviavam cartões de créditos das correspondências dos Correios e utilizavam em estabelecimentos comerciais em Porto Velho, Rio Branco e Bolívia.

Uma das quadrilhas investigadas chegou a constituir uma loja de eletrodomésticos em nome de “laranjas”, com o objetivo de vender as mercadorias adquiridas por meio das fraudes, e assim, “lavar” o produto do crime.

As investigações tiveram início em março de 2012. As quadrilhas agiam com apoio de alguns carteiros, uma funcionária pública federal e alguns comerciantes.

Estima-se que a movimentação dos grupos criminosos com o uso dos cartões de créditos fraudados, apenas no período sob investigação, girou em torno de três a quatro milhões de reais.

O nome da Operação Metamorfose faz referência à própria natureza do estelionatário, que é a de se passar por alguém que ele não é, e, no caso, se transformar na pessoa titular do cartão de crédito visando obter a vantagem indevida.

Sair da versão mobile