X

Anibal Diniz registra realização de Congresso Nacional dos Jornalistas no Acre

  O senador Anibal Diniz (PT-AC) comemorou, nesta terça-feira (6), a realização do 35º Congresso Nacional dos Jornalistas na cidade de Rio Branco. Ele destacou a importância do Acre sediar o encontro, já que o congresso será o primeiro evento sindical dos jornalistas brasileiros realizado na região amazônica.

– Desejo que os debates acalorados, sempre presentes em reuniões de mais de 200 jornalistas delegados, observadores e convidados, sejam um ponto de partida concreto para avanços nas causas defendidas pela categoria em todo o país – disse.

 O senador destacou a importância do painel “Políticas de Proteção das Florestas para o Equilíbrio Ambiental do Planeta”, que será realizado nesta quinta-feira (9) e contará com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Anibal Diniz afirmou que a proteção ao meio ambiente é um tema fundamental para o governo acreano que, segundo ele, tem obtido bons resultados com a implementação de políticas sustentáveis.

– Nosso estado tem vivido a decisiva e positiva transformação do extrativismo e desmatamento predatórios para a construção contínua de um processo de desenvolvimento sustentável – elogiou.

 O 35º Congresso Nacional dos Jornalistas começa nesta quarta-feira (7) e tem como tema central “Os desafios do Jornalismo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável”. A programação, que se estende até o próximo sábado (10), conta com cinco painéis, seis oficinas e plenárias diárias, além de atividades culturais e rodas de conversas.

 Entre os temas que serão abordados nas plenárias destaca-se a democratização da informação, a regulamentação da profissão e o Conselho Federal dos Jornalistas, piso salarial e condições de trabalho, saúde e segurança dos jornalistas. Já nos painéis, o objetivo é aprofundar o debate sobre as políticas públicas na área ambiental.

Enem

 O senador parabenizou o Ministério da Educação (MEC) pelo sucesso na realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele afirmou que por sua estrutura, pessoal envolvido, logística e número de participantes, a última edição do exame “é um dos maiores concursos públicos, não só estudantil, mas de todo o mundo”.

– A magnitude do Enem, com a concentração das provas em apenas dois dias, foi sempre um desafio que, ao que tudo indica, acabou por ser vencido na recente última edição – afirmou.

 Anibal Diniz afirmou que várias medidas foram tomadas a fim de evitar as falhas de segurança das edições anteriores. Dentre as medidas adotadas, o senador destacou o aumento em 25% da equipe envolvida no exame, lacres eletrônicos para fechamento dos malotes em que as provas foram distribuídas pelo país e o emprego de 19,5 mil agentes de segurança para escoltar todo o material.

– Todo esse aparato justifica-se pela importância do Enem e de seu significado para o futuro de milhares de jovens que pretendem, e precisam, entrar para a universidade – assinalou.

Categories: POLÍTICA
paula: