Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Apesar dos questionamentos da bancada federal energia sobe 8,80% no Acre

 O colegiado da Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu na tarde de ontem  por reajustar em 8,80% a energia elétrica no Acre a partir do dia 1º de dezembro. O deputado Taumaturgo Lima (PT), que coordena a bancada acreana em Brasília, em nome dos demais parlamentares, fez a sustentação oral em favor de um impacto mínimo possível no bolso dos acreanos, sobretudo por causa da ingerência da Eletroacre, cujo serviço é tido como de péssima qualidade no Estado.
 
 Desde o início da tarde desta terça-feira 27, o parlamentar manteve vários contatos com o diretor e relator do reajuste proposto pela Eletroacre, André Pepitone, por uma tarifa mais justa para os acreanos, mas a agencia não tem ingerência sobre os contratos já firmados com as concessionárias.
  
Ele ouviu do relator, de que o aumento seria de 24%, índice que comparado ao novo aumento, é considerado um “alívio” para os consumidores do Estado.
 
“Inicialmente, pedimos que esse rejuste fosse para fevereiro de 2013 para coincidir com a medida provisória da presidente Dilma Roussef, que autoriza uma redução na energia, mas fomos informados também de que a Aneel não pode interferir na mudança de datas contratuais”, explica Taumaturgo.
 
 Não se sabe ainda quanto será o índice de redução em fevereiro, mas o parlamentar acreano pediu que a Aneel promovesse uma fiscalização mais eficaz na Eletroacre e recebeu a garantia de que esta situação será tomada.
 
 Para se ter ideia dos problemas causados pela Eletroacre, segundo o deputado, de janeiro para cá, mais de R$ 1 milhão foram pagos em processos de ressarcimentos a consumidores que perderam eletroeletrônicos com os constantes apagões.
 
Intervenção na Eletroacre

 Segundo reportagem publicada na edição de ontem do Jornal Folha de São Paulo, quatro distribuidoras do Grupo Eletrobrás correm o risco de sofrer intervenção por parte da Aneel, caso não melhorem a qualidade do serviço prestado.

 Essa notícia foi confirmada pelo diretor André Pepitone ao deputado Taumaturgo Lima. Na mira da agência, segundo ele, estão as empresas Ceron, concessionária de Rondônia; Cepisa do Piauí; Ame, do Amazonas e a Eletroacre, do Acre.

 Por conta das denúncias formuladas pelo deputado Taumaturgo Lima e pelos demais parlamentares da bancada acreana, o colegiado da Aneel decidiu fiscalizar com maior rigor os péssimos serviços oferecidos pela concessionária no Estado.

Sair da versão mobile