Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ariane Cadaxo contesta negativa da Eletroacre em implantar Projeto Reciclar

Ariane CadaxoA vereadora Ariane Cadaxo (PC do B) se mostrou indignada com mais uma negativa da Eletroacre em implantar o Projeto Reciclar em Rio Branco. Segundo ela, a empresa alega as mesmas dificuldades de logística que já apontou antes, e que mesmo antes já teria sido deixado claro que não seriam de responsabilidade dela resolver, mas sim do poder público estadual e municipal, parceiros no processo.

“Todos os pontos alegados são facilmente derrubados. Não é a primeira vez que a Eletroacre envia ofício dificultando a implantação do projeto”, explica a vereadora, ao garantir que tais alegações não têm respaldo algum. “As justificativas não têm nexo, já que a logística ficaria por conta da prefeitura e de parceiros como o Catar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e governo do Estado. Acho que o material que enviei não foi lido”, acrescenta.

O projeto ao qual Ariane Cadaxo se refere é o que propõe a troca de lixo reciclável por desconto na tarifa de energia elétrica na capital. Além do benefício financeiro para a população de baixa renda, a proposta agregará outros benefícios, como a preservação do meio ambiente, a formação de uma consciência maior de responsabilidade ambiental coletiva e estimulo a limpeza da cidade, rios e igarapés. “Os benefícios são superiores às dificuldades impostas pela empresa”, acentua a vereadora.

O ofício enviado pela Eletroacre aponta como um dos entraves à distância da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos (Utre), localizada no quilômetro 22 da BR-364, o que segundo ela, oneraria o transporte. No entanto, Ariane lembra que a empresa não terá que se preocupar com o transporte porque esse não será de responsabilidade dela.

A empresa também aponta a dificuldade de destinação de outros resíduos sólidos que o município atualmente não recicla, mas a vereadora diz que tal fator também é de responsabilidade da prefeitura, e não dela. “Não cabe à Eletroacre o transporte ou a destinação do material. Como já ficou claro, a empresa não terá que se preocupar com a logística”. (Assessoria)

Sair da versão mobile