Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Astério diz que o governo apoia PEN para a presidência da mesa diretora

 DL 0164Élson Santiago ou Hélder Paiva. Um dos dois será indicado pelos colegas do PEN e terá o nome ‘endossado’ pelo governador Tião Viana para disputar a presidência da mesa diretora da Aleac. Segundo o presidente do PEN, deputado Astério Moreira, as declarações de apoio de Tião Viana foram feitas por meio do assessor especial do governo, Francisco Nepomuceno, o ‘Carioca’. “Carioca já deu declarações falando por ele. Mas sabemos que ele é uma pessoa de peso no PT, na Frente Popular e junto ao governador”.  

Na próxima segunda-feira, 19, às 10h, o PEN comunica oficialmente o nome escolhido. Astério considera normal que o governo apoie o PEN, partido com a maior bancada da casa e que já preside a mesa diretora com Élson Santiago na presidência e Hélder Paiva na vice-presidência.

Astério diz que os 2 deputados têm total capacidade para presidir a mesa. E explica que, caso Élson seja o indicado, o PEN vai abrir mão da vice-presidência. Com relação aos cargos de primeiro e segundo secretários, atualmente ocupadas por Ney Amorim (PT) e Luis Tchê (PDT), Astério diz que, por enquanto, o que está decidido é que a primeira secretaria continua com o PT. “Nem Jonas, nem Pereira. A primeira secretaria é de Ney”. A oposição, hoje representada pela deputada Antônia Sales (PMDB), também deve ter representante na composição da mesa diretora.

As declarações de Astério e Carioca põem fim às especulações de que Moisés Diniz (PCdoB) e Geraldo Pereira Maia (PT) teriam o apoio do Palácio Rio Branco para a disputa. A eleição da mesa diretora, que deveria ser realizada no começo do próximo ano, foi antecipada para a primeira quinzena de dezembro.   

Líder do governo
Exímio articulador e com bom trânsito na situação e oposição, Astério também teve o nome cogitado para ficar com a liderança do governo, exercida hoje pelo comunista Moisés Diniz. Mas Astério descartou qualquer possibilidade nesse sentido e elogia o colega Diniz: “o governo está muito bem servido com a liderança do deputado Moisés Diniz”.

Sair da versão mobile