Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Carioca afirma que o PT não quer a presidência da Câmara e nem da Aleac

O assessor especial do governador Tião Viana e membro da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Francisco Nepomuceno, o ‘Carioca’, disse que o PT não quer a Presidência da Aleac e nem da Câmara Municipal de Rio Branco. Ele lembra que desde que o PT assumiu o governo, já foram realizadas 8 eleições para a mesa diretora da Aleac, e que o partido não disputou a presidência em nenhuma.

Carioca diz que o momento agora é de construir a unidade interna da Frente Popular. Lembra que o PEN, maior partido da Casa, deve, por tradição, ficar com a Presidência da Assembleia. O PT, com a segunda maior bancada, já anunciou o nome de Ney Amorim, para continuar na primeira secretaria da Casa. Com relação aos outros cargos, como a vice-presidência, Carioca diz que os demais partidos da Frente devem avaliar ainda o ‘tamanho’ que o PEN terá na mesa. Atualmente o PEN ocupa, além da presidência e vice-presidência, e a terceira secretaria.

O assessor joga um balde d’água fria na oposição, representada pelo deputado tucano Rocha, que quer um dos 3 cargos mais importantes da mesa. Diz que a oposição está bem representada na Casa, com a segunda vice-presidência e a quarta secretaria. Quanto ao PCdoB, Ele diz que o partido é fundamental para a governabilidade, mas não adianta: Moisés Diniz vai ter algum cargo de destaque na mesa ou vai continuar na liderança do governo na Aleac.

Quanto à Câmara Municipal, Carioca não confirma se o nome do professor Roger Correia (PSB) é o mais cotado, mas adianta que o PT não vai pleitear a presidência da Casa.

PEN anuncia o nome de Élson Santiago na próxima quinta
Élson Santiago diz que o PEN, que tem a maior bancada da Aleac, quer 2 cargos na mesa diretora da Casa. Ele deve ter o nome anunciado na quinta-feira como o único candidato à presidência. Hélder Paiva quer continuar na vice-presidência. Jamyl Asfury também do PEN, tem interesse na vice. Mas Edivaldo Souza (PSDC) aparece como um dos favoritos e, segundo Santiago, ele “seria um bom vice”. Já Moisés Diniz (PCdoB) diz que vai conversar com Santiago e, em seguida, anuncia se será ou não candidato a presidente.

Santiago diz que, se for reeleito, as prioridades serão a construção da nova sede da Assembleia e a instalação da Rádio e TV Câmara, que transmitirá as sessões da Aleac ao vivo.

Sair da versão mobile