Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Deputados estaduais querem o fim dos abusos de bolivianos contra brasileiros

Os deputados estaduais estiveram nesta quinta, 22, em Brasiléia, realizando uma au-diência pública para discutir os casos de violência e abusos cometidos contra os brasileiros que vivem na Bolívia. O encontro contou com a presença de representantes dos direitos humanos, moradores da zona de conflito e autoridades responsáveis pela região de fronteira. Os dados coletados serão levados para Brasília onde será pedida a intervenção do Itamaraty no caso.

Doze parlamentares participaram da audiência solicitada pelo deputado major Rocha (PSDB) e aberta pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Elson Santiago (PEN), que saudou as autoridades presentes, os amigos e familiares do brasileiro preso na Bolívia e os demais presentes.

O deputado Rocha iniciou os pronunciamentos ressaltando os objetivos da audiência e a importância de serem tomadas providências sobre o caso. “Todos nós acompanhamos diversos abusos cometidos contra brasileiros pelo povo boliviano e não temos visto por parte das autoridades brasileiras nenhuma iniciativa em favor de nossos irmãos. A pátria mãe tem sido relapsa e isso faz com que os casos se repitam”, destacou Rocha.

Ele contou que no último dia 15 foi comunicado de mais um conflito envolvendo a prisão de um brasileiro. Era o caso do mototaxista Eronildo Souza, 46, preso e acusado de tráfico.

Relatos  – Durante a audiência foi exibido um vídeo da manifestação realizada por parentes e amigos do mototaxista preso de forma ilegal em Cobija. Na gravação os manifestantes aparecem protestando e cantando o Hino Nacional enquanto são retirados por homens do batalhão de choque da Polícia Militar brasileira. Alguns chegaram a ser detidos por causa do ato.

Wildy Amorim, um dos líderes do movimento pela libertação do mototaxista, falou aos deputados sobre a situação e mostrou sua revolta. “A Bolívia depende de nosso espaço para transporte de combustível, mas se hoje passarmos de Vila Bush temos que pagar pedágio”.

No episódio do mototaxista ele disse que foi ao Consulado brasileiro e viu que ele estava sendo acusado de ameaça ao Estado boliviano, tráfico e uma série de outros crimes hediondos.
Na próxima semana os deputados estaduais irão a Brasília para se reunir com a deputada federal Perpétua Almeida, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, com a Embaixada da Bolívia no Brasil e com o Itamaraty. (Agência Aleac)

Sair da versão mobile