Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senado premia finalistas em concurso de redação e dá posse a Jovens Senadores

 Representando o presidente do Senado, senador José Sarney, o senador Aníbal Diniz (PT/AC) presidiu no final da manhã desta segunda-feira a premiação dos finalistas da 5ª edição do Concurso de Redação do Senado Federal e a cerimônia de posse dos jovens senadores. Com o tema “Meu município, meu Brasil”, o Concurso de Redação do Senado foi realizado com o apoio Conselho Nacional de secretários de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.

 Os nomes dos vencedores de 2012 haviam sido anunciados em outubro: Layane Rayelly Silva Marinho (AL) venceu a edição com a redação “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”. O segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com Bruna Clemente Gontijo (MG), e Rodrigo de Brito Sá (PI). Pelo Estado do Acre, a vencedora foi Ana Cristina Pinho do Nascimento, da Escola Boa União Ensino Jovem, de Rio Branco. O tema de sua redação foi “A luta por uma identidade brasileira”.

 Os estudantes classificados em primeiro lugar nas 27 unidades da Federação participam, em Brasília, do Projeto Jovem Senador, uma simulação de como é o processo de criação de leis no nosso país. A legislatura, que tem duração de três dias, começou nesta segunda-feira, com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Diretora do Senado Jovem.
O senador Aníbal Diniz elogiou os estudantes e afirmou que o concurso é uma maneira de o Senado estar mais presente na vida do povo brasileiro. Ele destacou, ainda, a importância da apresentação de novas propostas para o fortalecimento da democracia.

 As proposições elaboradas pelos jovens senadores podem tramitar no Senado. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) aprovou 3 projetos de lei e 1 proposta de emenda à Constituição decorrentes das proposições apresentadas pelos jovens senadores em 2011.

Concurso – O Concurso de Redação do Senado é voltado aos alunos matriculados regularmente no ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. O órgão elegeu o melhor texto para cada Estado, na etapa nacional, em Brasília. Os finalistas foram premiados com notebooks, medalhas, certificados e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos três primeiros colocados na etapa nacional também foram premiadas com computadores para uso coletivo. Os estudantes também vão conhecer Brasília, com visitas ao Palácio do Planalto e ao STF.

Sair da versão mobile