Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Senai: Dilma Rousseff abre a Olimpíada do Conhecimento

Olimpíada do Conhecimento - Dilma 2Teve início, na manhã desta quarta-feira, 14, as provas da Olimpíada do Conhecimento, a maior competição entre estudantes de educação técnica e profissional das Américas, realizada pelo Senai. O evento contou com a ilustre participação da presidente da República, Dilma Roussef, além do presidente da CNI, Robson Andrade e os presidentes das 27 federações, entre eles Carlos Sasai, da Fieac.

Na ocasião, Andrade assinou um memorando para Competição Mundial de Formação Profissional Brasil 2015, no qual confirma São Paulo como cidade-sede da competição WorldSkills International. Daqui a três anos, o Brasil receberá estudantes de nível técnico de mais de 50 países de todos os continentes para provas semelhantes às que acontecem agora.

“A Olimpíada do Conhecimento mostra que o Brasil está no rumo certo da profissionalização e da valorização da educação profissional e técnica. Nós somos um país que precisamos da nossa indústria. Nosso país não pode nem será de serviços ou só de um setor. Se queremos de fato aumentar nossa taxa de crescimento, se queremos ter o desafio de sermos uma sociedade cada vez mais avançada, precisamos da nossa indústria, tanto dos empregos que ela gera quanto da capacidade da indústria de gerar inovação e tecnologia”, afirmou Rousseff.

O presidente da Fieac, Carlos Sasai e os diretores João Salomão e João Albuquerque, visitaram os estandes de competição acompanhados pelo diretor regional do Senai/AC, Cesar Dotto. Encantado, Sasai cumprimentou os alunos competidores, desejando-lhes boa sorte. “Estou admirado com tamanha estrutura e com tantas novidades que vi por aqui. Sei da capacidade dos alunos acreanos e torço muito para que eles levem o nome do estado ao pódio”.

Neste ano, a delegação acrea-na é composta por 12 competidores, sendo uma, Priscianne Costa, representante do Brasil no WorldSkills America – competição que acontece paralelamente à Olimpíada, reunindo alunos de instituições de educação profissionalizante da América do Norte, América Central, Mar do Caribe e América do Sul. Na Olimpíada, o Senai/AC disputará nas áreas de Mecânica Automotiva, Instalação e Manutenção de Redes, Marcenaria, Revestimento Cerâmico, Panificação, Eletricidade Predial, Confecção e Sistema de Transporte de Informação. Além disso, o grupo ainda é composto por três alunos do Senai. (Ascom Fieac)

Sair da versão mobile