Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vereador Roger deverá ser presidente ou primeiro secretário da Câmara

rogerPor enquanto a Frente Popular só tem 2 nomes para a disputa da Presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Rio Branco: Artêmio (PSDC) e o professor Roger Correia (PSDB). Roger tem a vantagem de ter sido o vereador mais bem votado da Frente, com 2.609 votos, e o PSB, partido dele, elegeu 3 vereadores, enquanto o  PSDC elegeu 2. Em reunião rea-lizada na quarta-feira com os 10 vereadores eleitos pela FPA, dirigentes partidários e o prefeito eleito Marcus Alexandre, os 2 nomes foram ‘colocados na mesa’ para ocupar a presidência da Câmara Municipal ou a primeira secretaria.

O martelo será batido na próxima terça-feira, em reunião com todos os vereadores eleitos pela Frente Popular, dirigentes partidários e o prefeito eleito Marcus Alexandre. Também será anunciada a chapa completa para disputar a eleição da mesa diretora. Em reunião prévia realizada ontem, Artêmio anunciou que não aceita a primeira secretaria da Casa. Já Roger diz que considera os dois cargos ‘extremamente importantes’.

O vereador Roger Correia explica que o processo de escolha dos nomes está sendo feito de forma democrática pelos partidos da Frente e garante que a chapa será consensual. Ele acredita que o PT, partido que elegeu o prefeito Marcus Alexandre, vai ocupar um cargo secundário da mesa diretora e defende a participação da oposição na mesa. Se eleito presidente, o vereador Roger vai procurar aumentar a transparência na Câmara Municipal e melhorar a divulgação dos trabalhos da Casa. “A Câmara tem que ocupar o seu lugar merecido na sociedade, o que não ocorre hoje. As pessoas não conhecem, portanto não reconhecem o trabalho dos vereadores. Pretendemos mudar isso”, esclarece.

Professor de geografia na rede pública e particular de ensino, Roger era suplente de vereador e assumiu uma vaga na Câmara Municipal em 2010, com a morte do vereador Jessé Santiago. Neste ano, foi eleito com 2.609 votos, sendo o mais votado da FPA.  

Além dos nomes de Roger e Artêmio, o atual presidente da Casa, Juracy Nogueira (PP), e Raimundo Vaz (PRP) também lançaram suas candidaturas para a presidência da mesa diretora da Câmara de Rio Branco. A eleição deverá ser realizada no dia 1º de janeiro de 2013, logo depois da posse dos 17 vereadores eleitos em outubro deste ano. 

Sair da versão mobile