Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Se o mundo acabar….

Segundo o calendário Maia, o mundo pode acabar na próxima semana, dia 21 de dezembro. Quando a gente ouve isso, primeiro pensa que é brincadeira, que isso certamente não vai acontecer… Será mesmo? Se-rá que devemos levar o assunto a sério e nos preparar? Confessar os pecados, pedir perdão, rir mais, passear, namorar, dizer que mais que ama?

Confesso que  não acredito que depois de sexta-feira não haverá mais nada. Mas a gente bem que pode aproveitar que “talvez” o mundo acabe que é período natalino, para pensar um pouco sobre o modo como estamos vivendo. Tá certo assim? O ritmo está adequado? Estamos fazendo tudo que podemos de fato para um mundo melhor?

Sabe, mesmo não acreditando que o mundo vai acabar, resolvi rever algumas coisas: pedir algumas desculpas, ler alguns livros, falar mais com as pessoas. Ouvir mais das pessoas, saber delas, ter mais interesse por elas…

Vejo-me as vezes, meio isolada do mundo, das pessoas…. Percebo que as vezes me interesso mais em assistir cinco, seis jornais diariamente. Ler, ouvir o rádio, saber de todas as notícias… Mas sei que devo me interessar mais é pelas pessoas, suas histórias e estórias. Não só para contá-las em forma de reportagem, mas pelo simples prazer de ouvir as palavras. Busco em mim essa paciência de ouvir e nem sempre acho.   

No mundo de faces, redes sociais e alternativas, a comunicação é “social”. Só o bom é dito. Só o belo é revelado… As boas fotos são mostradas, as boas palavras são ditas. Mas em 2013 quero mais: quero saber mais das pessoas, ouvir até o que não for “Bom”. Se o mundo não acabar vou me interessar mais pela Dona Maria, Seu Zé…… Vou rir mais, sem menos tensa, crítica, ácida.. Não, não vou virar uma “boazinha”, mas quero “prestar mais atenção” ao meu redor. Te convido a fazer o mesmo!!!        
    
*Sandra Assunção é jornalista.
E-mail: sandraassunção42@gmail.com

Sair da versão mobile