Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Medalha de ouro no Pan 2007, Diogo Silva ministra workshop em Rio Branco

diogo-silva - toshifumi kitamura - afpO atleta que conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Panamericanos do Rio em 2007, o lutador de taekwondo Diogo Silva participou da inauguração da Academia Calegário, no início da noite de ontem (30). Neste sábado (1º), Diogo ministra um workshop de taekwondo a partir das 14 horas, na academia.

Diogo Silva esteve muito perto de conquistar a inédita medalha de bronze para o taekwondo brasileiro nas Olimpíadas de Londres deste ano. Ele começou a lutar aos sete anos, no interior de São Paulo, por diversão. Aos 16, a brincadeira de criança começou a ficar séria.

“Fui disputar o Mundial Júnior da modalidade e fiquei com a medalha de bronze. Foi aí que percebi que tinha futuro no esporte”, disse.

Com poucos investimentos na modalidade, o Acre é carente de atletas de alto rendimento. Para Diogo Silva, a inauguração de uma academia voltada para a formação de atletas é importante para a qualificação do esporte na região.

“Com a academia os jovens passam a ter uma referência e isso é fundamental. O primeiro passo é estudar. O esporte pode ser usado como ferramenta de socialização. Ter dedicação e talento é importante, mas seguir o atleta tem que ter consciência que pode não dar certo. Por isso, é bom continuar estudando”, destacou o paulista.

Segundo o proprietário da academia, Fágner Calegário, o espaço vai ter um trabalho voltado para a formação de atletas, com turmas abertas para crianças a partir de três anos. Além disso, tem uma sala com exercícios específicos para quem está se preparando para testes de aptidão física dos concursos públicos.

“Pretendemos levar nossos atletas em competições nacionais do taekwondo. Vamos trabalhar desde a iniciação esportiva até atletas de alto rendimento, com uma equipe de profissionais completa”, afirmou.

Sair da versão mobile