De cada 100 cheques compensados no Acre nos últimos 11 meses (de janeiro a novembro), mais de 10 foram devolvidos. Isso é o que revela o relatório mensal divulgado nesta semana, pelo Indicador Serasa Experian, fonte que trata de dados sobre as devoluções de cheques no país. Com um percentual de 10,1%, o Acre ficou no posto de 3º maior índice nacional de cheques devolvidos em 2012. Somente Roraima, com uma taxa de devolução de cheques de 11,73%, e o Amapá, com 10,36%, superaram o Acre.
Em contrapartida, São Paulo (com índice de 1,47%), Rio de Janeiro (1,55%) e Amazonas (1,59%) foram os 3 estados com os menores índices de cheques ‘voadores’.
Comparando com a média nacional (1,96%), o Acre possui um nível de inadimplência de cheques 5 vezes maior, o que comprova o grau de endividamento e falta de planejamento financeiro da população local.
Em confronto com a média na região Norte (que foi de 4,43%, considerada a maior média entre as regiões do país), o percentual acreano foi o dobro (2,23 vezes maior, ou ainda 5,67 pontos percentuais de diferença).
O mês de novembro, por ser um divisor entre o mês das Crianças e o mês do Natal, fez o valor acumulativo nacional de cheques devolvidos por falta de fundos manter o ‘salto’ da inadimplência dado em outubro em todo país. Dezembro, com as festas de fim de ano e as viagens de férias, deve dar continuidade a este nível de devolução de cheques não só no Acre, como no restante do país. Tal taxa só deve baixar a partir de março.