Com muito talento, disciplina, dedicação e, acima de tudo, criatividade, o Acre já tem os 5 estudantes e 5 professores que vão representá-lo na grande final nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro. O programa, realizado pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, vai ter os seus vencedores divulgados em uma solenidade especial na próxima segunda-feira, dia 10, em Brasília/DF.
A OLP é uma iniciativa que acontece de 2 em 2 anos, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita entre os alunos do final do Ensino Fundamental (5º e 6º ano) e do Ensino Médio. A edição de 2012 foi anunciada em abril e teve suas incrições até 7 de junho.Todos os acreanos classificados, que já são medalhistas de prata, pelo menos, vão participar do evento e levar consigo toda a torcida do Estado.
As classificadas acreanas na categoria de ‘Crônica’ foram a estudante Aline da Conceição Andrade e a professora Mirna Suelby Martins da Rocha, da escola Craveiro Costa, de Cruzeiro do Sul. Eles estão na final com a crônica ‘No casulo de agosto: onde a metamorfose acontece’. Na categoria ‘Memórias Literárias’ as finalistas são a aluna Jacqueline Gomes Pinheiro e a professora Eliane Lopes da Silva, da Escola Maria Lima de Souza, também de Cruzeiro do Sul. O texto premiado deles se chama ‘Na “boquinha” da noite’.
Ainda de Cruzeiro do Sul foram classificados o estudante Alex Uilian Almeida de Alencar e a docente Jarisa Silva de Andrade Lima, ambos também da Escola Craveiro Costa. Eles estão concorrendo as finais da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro com o texto ‘Prospecção de petróleo e gás no Juruá: por um desenvolvimento sustentável’, na categoria de Artigo de Opinião.
Já de Rio Branco os finalistas foram o aluno Ivo Lopes de Lima e a professora Mirna da Silva Castro. Os dois são Escola Lindaura Martins Leitão e estão disputando as finalissímas na categoria de ‘Poema’, com os versos criados para a sua obra ‘Estrela Altaneira’. O segundo grupo finalista da Capital é formado pelo estudante Paulo Renan de Souza Figueiredo e a docente Maria Iracilda Gomes Cavalcante Bonifácio. Eles concorrem com o texto ‘O Haiti é aqui’, também na categoria ‘Artigo de Opinião’.
Ao todo, a olimpíada recebeu mais de 5 milhões de textos inscritos nas 4 categorias. A nível local, mais de 440 escolas em todos os 22 municípios acreanos aderiram o espírito competitivo do conhecimento e participaram do evento. Esta já é a segunda vez que o Acre tem alunos lhe representando na final da Olímpiada. Na 2º edição do programa, em 2010, dois estudantes de Cruzeiro do Sul venceram nas categorias ‘Artigo’ e ‘Memória’. A expectativa é que neste ano o Estado consiga u vencedor nacional.