Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

CamereAcre fará apresentação gratuita do clássico musical ‘O Fantasma da Ópera’

OperaO grupo teatral CamerAcre Uirapuru mais uma vez encenará para os amantes acreanos dos maiores clássicos musicais a obra ‘O Fantasma da Ópera’, produzida por uma orquestra reduzida a um grupo de câmera (ou ‘camerística’). As apresentações vão acontecer nos dias 13 e 14 de dezembro, ou seja, na próxima quinta e sexta-feira, no Theatro Hélio Melo. Serão 2 sessões por dia. A primeira às 19h e a segunda às 21h. A entrada para o espetáculo é gratuita, mas é bom os interessados chegarem ao teatro com antecedência, porque a plateia do Hélio Melo só comportará 100 pessoas por sessão.

De acordo com o músico Marcelo Brum, professor de piano da Ufac e diretor do CamerAcre Uirapuru, performar ‘O Fantasma da Ópera’ é uma ideia que vinha sendo maturada desde 2009 (quando o grupo foi formado). No entanto, somente em abril foi possível ter a ‘ousadia’ para concretizar tal iniciativa, tendo em vista a dificuldade que é adaptar para a realidade dos teatros de Rio Branco uma obra concebida para a interpretação em palcos grandiosos. É justamente para diminuir este ‘abismo’ entre estas 2 dimensões teatrais que o grupo propõe a performance do espetáculo no formato camerístico.

O musical é encenado através de enxertos do enredo original, destacando as cenas mais relevantes das 3 personagens principais da trama (Erik, Christine Daaé e Raoul de Chagny). Com tal fórmula, Marcelo Brum destaca que é possível fazer uma boa adaptação da obra para os teatros da cidade.

“Produzir e dirigir uma montagem de O Fantasma da Ópera aqui é, ao mesmo tempo, um desafio e um prazer, e o cumprimento de parte do que me propus quando decidi vir trabalhar com música no Acre. O foco desta apresentação é a música. A peça diferencia-se de outros grandes musicais pelo requinte de sua construção musical, e este é um dos motivos pelos quais o elegemos dentre tantas outras boas obras de Webber. Nossa concepção é intermediária entre a forma de concerto e a representação cênica, com o principal objetivo de apresentarmos a obra musicalmente bem resolvida”, comentou Brum.
Maiores informações pelos telefones: 3224-2133 (Theatro Hélio Melo) e pelos celulares 9211-2483 e  9218-3045 (Produção da peça).

O Clássico – ‘O Fantasma da Ópera’ é a grande obra prima do compositor britânico Andrew Lloyd Webber. A estória se passa em ­ Paris, no final do século XIX, centrada no triângulo entre Erik (o fantasma, ‘Anjo da Música’), Christine e Raoul (Visconde de Chagny). Christine é uma bailarina que acredita que tem sua dança guiada por um ‘Anjo da Música’ (Erik). Ela substitui a soprana em uma ópera e sua estrela brilha, despertando o interesse de um amor de infância, o Visconde Raoul. Erik, então, fica com ciúmes da relação de sua amada com Raoul e a sequestra, levando-a para o seu mundo de labirintos no subsolo do teatro. Lá, Cristine descobre que seu ‘anjo’ na verdade é uma pessoa com o rosto deformado, que usa uma máscara para escondê-lo e aterroriza a ópera. Ela fica dividida entre seu fascínio pelo personagem do fantasma e o seu amor pelo visconde. Quem será o dono de seu coração?

Sair da versão mobile