Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Casos de dengue continuam aumentando em Rio Branco

 Com ações continuadas de prevenção e combate, a dengue teve 80% de redução em 2012 em relação à 2011. Mesmo com a grande redução, nesse período do inverno amazônico novos casos começaram a crescer. A situação não é alarmante, mas é de alerta e a população precisa se conscientizar e evitar que uma nova epidemia possa acontecer.

 Thayna Holanda, gerente da divisão de endemias, explicou que a possibilidade de epidemia não pode ser descartada. “Os casos de dengue no município de Rio Branco estão aumentando naturalmente por conta do período sazonal da doença. Casos suspeitos têm sido notificados. Quando paciente que chega à unidade de saúde apresentando febre, dor de cabeça e dores no corpo na classificação de risco já há a notificação, pois a dengue é uma doença de notificação compulsória. Feita isso e respeitando os prazos, é realizada uma sorologia, onde se confirma ou não esses casos. Há sim uma procura maior e um aumento de casos nesse período, no entanto esse aumento não é tão expressivo se considerarmos o ano de 2010, quando vivemos uma grande epidemia. Naquele ano, nessa época, estávamos com mais de mil notificações por semana. Hoje, temos cerca de 130 casos notificados por semana. Estamos longe de uma grande epidemia, mas pode acontecer. A população precisa ficar alerta. O vírus circulando e uma situação de índice de infestação predial alta. Estamos trabalhando para que isso não aconteça e novas ações de intensificação serão feitas”.

 Até o momento nenhum caso mais grave foi registrado. “Não fomos notificados com relação à dengue hemorrágica. Houve casos dois casos esse ano, mas nesse período não houve nenhuma notificação. Fazemos uma análise semanal com boletins e inclusive estamos fazendo um de alerta para o município. De junho de 2011 até agora mantivemos o controle, mas a população precisa ajudar. Se não tivéssemos tantas possibilidades de criadouros, não teríamos tantos vetores. Hoje temos a positividade de 27,1% de casos confirmados de dengue. Ainda é baixa, mas há pode aumentar”, frisou a gerente.

 Com um novo vírus circulando, a população precisa ficar atenta e eliminar os criadouros, destacou Thayna. “Tivemos dois casos isolados da dengue 4 esse ano. Isso significa que o vírus está circulando no Acre. O vírus não se mostrou tão agressivo quanto os demais. O que nos preocupa é que praticamente 100% da população está sucetível à esse vírus. Há muitas pessoas imunes ao 1,2 e 3, mas esse 4 nunca circulou aqui. O poder público tem se desdobrado em ações, isso é visível. A ação de controle da dengue é prioritária e a população precisa contribuir”.

Sair da versão mobile