Uma grande massa de ar, com elevada umidade, formou-se sobre o Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Bolívia e Peru como consequência da evaporação causada pelo calor, nesta época do ano. Soma-se a essas condições, a umidade trazida por ventos do Atlântico.
Assim, são formadas nuvens convectivas de grande desenvolvimento vertical que provocam chuvas abundantes durante vários dias, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento.
Portanto, o Acre será atingido por muitas chuvas, nos próximos quatro dias – entre sábado e terça-feira – que, em alguns pontos, poderão ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias. A intensidade maior deverá ocorrer na segunda-feira (17/12).
Esses temporais são bastante localizados, ou seja, ocorrerão em todos os municípios acreanos, porém, em pontos esparsos. Já a chuva moderada deverá acontecer em toda a áreia geográfica do estado.
Atenção especial – para os municípios do alto Acre (Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil), do Vale do Juruá (Cruzeiro, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo) e do alto Tarauacá (Jordão) onde deverão ocorrer chuvas com maior intensidade e com temporais mais severos.
As seguintes regiões, vizinhas ao Acre, também, terão chuvas intensas acompanhadas de temporais nos próximos dias:
– Rondônia (todos municípios);
– Amazonas (Boca do Acre, Pauini, Lábrea, Humaitá, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, etc);
– Mato Grosso (Cuiabá, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro e Aripuanã);
– Bolívia (Cobija, Riberalta, Trinidad, San Ignácio e La Paz);
– Peru (Porto Maldonado, Iñapari, Pucalpa, Iquitos e Cusco).
As regiões próximas a essas cidades e que não foram enumeradas também, estarão sujeitas às mesmas condições de tempo. (Do site O Tempo Aqui)