Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cuidado nas estradas no final de ano

Estamos próximos de mais um final de ano. Festas natalinas iniciando no dia 22/12/2012, portanto, um feriado prolongado e logo em seguida, a virada do ano cujos festejos se iniciam no dia 29/12/2012 que também será outro feriadão onde a maio-ria viajará para seus recantos de preferência. Seja praia ou montanha ou simplesmente junto a seus familiares em seus respectivos lares.

Com a predominância do calor que já está presente em todo o território nacional antes mesmo da entrada oficial do verão, muitos estão programando ou já programaram suas viagens ao local de sua preferência.
Qualquer que seja a opção, a segurança é o principal ingrediente que fará toda a diferença na hora da viagem de automóvel com seus familiares ou amigos.

Você, motorista ou motociclista, atenção às recomendações das placas de sinalização, evitar bebidas alcoólicas e atitudes de imprudência. Garantir a manutenção preventiva do veículo com antecedência para não ser pego de surpresa por uma falha mecânica que poderá resultar em grande aborrecimento ou acidente, estragando, com isso, o passeio tão esperado por todos.

Para aqueles que optaram para ir ao litoral, muita paciência e calma ao volante, pois os congestionamentos são inevitáveis e a falta de atenção, desobediência às sinalizações e a pouca distância deixada entre seu carro e o que vai imediatamente à sua frente, pode acabar se tornando uma verdadeira tortura ao invés de uma viagem agradável de final de ano.

A sua atitude/comportamento ao conduzir seu veículo, é o fator principal para uma viagem tranquila e sem sobressaltos. Enfrentando congestionamento por causa de acidente na pista, não deixe que sua cu-riosidade provoque mais um acidente. Passe pelo local – para matar a curiosidade – dando uma olhada rápida e siga conforme a velocidade permitida pelos policiais rodoviários no momento. Não diminua a marcha, pois poderá causar um engarrafamento.

Forçar ultrapassagens, jamais. O acostamento existe para veículos com defeito e não para condutores apressados.

Em grandes congestionamentos, vimos com frequência, os espertinhos utilizando essa faixa suplementar provocando a ira daqueles que estão trafegando corretamente, pois tão logo avistem policiamento ou outro veículo parado por apresentar problemas, cortam entrando abruptamente na pista e não raramente provocando acidentes ou discussões que acabam tornando um grande incômodo a todos.

Evite viagens à noite ou com chuva. A neblina é um fenômeno comum nessa época do ano. Redobre a atenção, diminua a velocidade e nunca trafegue com luz alta, pois o facho da luz alta reflete na neblina com maior intensidade diminuindo, assim, a sua visibilidade.

Muito bem. Você, motorista, com as dicas acima está fazendo a sua parte.

Saindo do Estado de São Paulo e Paraná, a grande maioria das estradas está em péssimas condições de conservação, seja ela estadual ou federal apresentando buracos, irregularidades asfálticas, placas encobertas pelo mato ou inelegíveis pela falta de manutenção, apresentando um perigo a mais para quem está trafegando por elas e outras irregularidades conforme citado em artigo anterior (Condições Precárias das BR’s).

O Congresso Nacional está para aprovar a PPP – Parceria Público Privada, onde o governo, juntamente com a iniciativa privada irá construir e restaurar as estradas federais, ferrovias e portos do país.

Enquanto isso está tramitando, é dever do cidadão tomar todas as precauções, evitar qualquer tipo de percalços para prevalecer o bem-estar dos seus.

Como última recomendação é se você está em perfeitas condições físicas para enfrentar a viagem e procurar saber as condições da estrada pelo qual irá trafegar, se não está obstruída ou muito danificada, pois nessa época do ano chove muito e dependendo da região pode haver desmoronamento impedindo a passagem.

Quem corre menos e tem comportamento adequado, vive mais.

www.naganuma.com.br      mn@naganuma.com.br     Twitter – @mtnaganuma

Sair da versão mobile