Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Detran convoca proprietários de motocicletas apreendidas

 O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ac) notificou, por meio de edital, os proprietários de motocicletas a resgatarem os veículos que foram apreendidos em Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul que estão com mais de 90 dias nos depósitos do órgão. São cerca de 76 motocicletas e os proprietários tem o prazo de 30 dias para fazer o resgate dos veículos.

 Segundo Sawana Carvalho, diretora do Detran, o não comparecimento no prazo ensejará a habilitação do veículo para o próximo leilão público. “Vamos realizar um leilão com os veículos apreendidos. Primeiramente estamos notificando os proprietários. Se o veículo estiver mais de 90 dias no pátio do Detran, de acordo com a lei federal ele pode ir à leilão. Notificamos e damos um prazo de 30 dias para que o proprietário, se tiver o interesse de resgatar o seu veículo junto ao departamento, venha retirá-lo. Caso contrário, fazemos a vistoria para verificar se irá ser leiloado como sucata ou para o uso normal”.

 O órgão oferece facilidades para o proprietário retirar a motocicleta. “Se o veículo passar mais de 30 dias apreendido, só iremos cobrar 30 dias de estadia. Pode passar 60, 90 dias, mas iremos só cobrar o valor de 30. Sempre realizamos os leilões com seis meses até um ano de apreensão, por conta dos trâmites e para dar oportunidade aos proprietários retirarem o veículo e serem contemplados com o pagamento de estadia de 30 dias. Muitas pessoas vem procurar suas motos após seis meses. Os que abandonam, a maioria são financiados”, explicou Sawana.

 A diretora afirmou que os proprietários não buscam os seus veículos por conta das dívidas acumuladas. “Quando o proprietário não se manifesta é porque ele não tem interesse. A apreensão desses veículos se dá por fiscalização de trânsito. O Detran só fica com veículos apreendidos nessas ações. Muitas vezes o proprietário não tem interesse em retirar porque tem várias multas, IPVA e Seguro Obrigatório para pagar. O departamento já contempla os proprietários com o parcelamento de algumas multas e do IPVA. A partir de 2013, será possível o parcelamento do Dpvat. Isso facilita muito a retirada do veículo. Quando um veículo é arrematado em um leilão, ele já vem insento da multa do Estado e do IPVA. Multas de outros Estados e da Polícia Rodiviária Federal devem ser arcadas pelo arrematante, além de assinar a responsabilidade da taxa de transferência e o Seguro Obrigatório”.

Sair da versão mobile