Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ex-secretário de Segurança, José Elias Chaul, morre aos 84 anos

DelegadoMorreu na madrugada desta quinta-feira, dia 27, o ex-delegado de polícia e ex-secretário de Segurança Pública do Estado, José Elias Chaul Filho, de 84 anos. Chaul faleceu após ser submetido a uma cirurgia de próstata no Hospital das Clínicas. Ele foi enterrado ontem, no final da tarde, no Cemitério São João Batista, depois do velório na capela que leva o mesmo nome.

Natural do Maranhão, Chaul chegou ao Acre aos 14 anos, trazido por um tio libanês. Em Brasiléia e Rio Branco, trabalhou como seringueiro, mascate e comerciante até ingressar na polícia, onde fez carreira como agente e delegado por quase 50 anos. Formado em Direito pela Ufac, Chaul foi secretário de Segurança Pública nos governos de Edmundo Pinto e Romildo Magalhães.  

Algumas autoridades, como o secretário estadual de Segurança Pública, Ildo Reni Graebner, estiveram no velório ontem ou enviaram coroas de flores, como o governador Tião Viana. Policiais civis que trabalharam com Chaul também estiveram no velório e lembraram do ‘velho Chaul’ como um delegado de ‘linha dura’.

José Elias Chaul foi casado por mais de 40 anos com a delegada de polícia aposentada, Celle Rocha Chaul. Com ela, ele teve 3 filhos: a jornalista Surama Chaul, o policial Chaul Filho, e o psicólogo Sávio Chaul. Ele deixa ainda 5 netos e 5 bisnetos.

Sair da versão mobile