Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Governador visita obras da indústria do peixe

Vinte e dois milhões. Este é investimento na cadeia produtiva de peixe em Cruzeiro do Sul, com um frigorífico e o laboratório de alevinagem, além da construção de tanques para piscicultura para pequenos produtores familiares. As obras da indústria do peixe na região foram visitadas na tarde desta sexta-feira, 7, pelo governador Tião Viana.

A fábrica de ração do complexo industrial de Rio Branco fornecerá ração aos produtores do Juruá, que receberão os alevinos produzidos na unidade de Cruzeiro do Sul e processarão o peixe no frigorífico, localizado na variante da BR-364 que dá acesso a cidade.

Após a conclusão das obras serão gerados 150 empregos diretos apenas no frigorífico, além das outras unidades. Hoje a produção é de mil toneladas por ano. Com o laboratório de alevinagem e o frigorifico a produção deve dobrar. “Esse investimento vai beneficiar muitos os produtores, pequenos, médios e grandes, porque além de melhorar a qualidade dos alevinos e da ração, terá o frigorífico para absorver a produção e organizar o mercado”, disse o produtor Paulo Holanda, que produz principalmente matrinchãs e piaus, mas que pensa em readequar a produção para as espécies que serão mais comercializadas pelo frigorífico: tambaquis, pirarucus e surubins.

Os deputados estaduais JamilAsfury e Jonas Lima, além do deputado federal Thaumaturgo Filho, coordenador da bancada acreana em Brasília, acompanharam a agenda do governador Tião Viana. “O governador tomou a decisão acertada em investir no Vale do Juruá naquilo que já é vocação da região, como o coco, o biscoito de goma, o peixe. Isso desenvolve a economia, fortalece a cultura e dá oportunidade de renda, de crescimento para as famílias, para os jovens”, observou o deputado federal.

Segundo o secretário da Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, o cronograma da obra está ajustado para manter a previsão de entrega, que é em março.

O governador Tião Viana anunciou a construção de 700 novos tanques de meio hectare para os piscicultores. “O Acre será o endereço do peixe na Amazônia e a região do Juruá contará com o seu complexo industrial que vai beneficiar os produtores da região e atender ao mercado interno e externo. A presidenta Dilma Rousseff é sensível a nossa causa, o ministro Marcelo Crivella esteve no Acre assinando convênio de mais R$ 20 milhões para a piscicultura e garantindo apoio”, disse o governador Tião Viana. (Agência Acre)

Sair da versão mobile