Promover o respeito ecumênico entre as diversas denominações religiosas do Acre. Este é o objetivo central do Instituto Ecumênico Fé e Político do Acre (IEFP/AC). Mas dentro desta missão maior há sempre a necessidade de se realizar diversas ações para tirar este fim do campo das ideias e passá-lo para a prática. Neste sentido, o secretário geral da entidade, o teólogo Manoel Pacífico, fez um balanço e divulgou algumas das principais atividades do instituto ao logo deste ano. A reunião para expor tal balanço estava marcada para ontem.
Ao todo, o IEFP/AC realizou 9 reuniões mensais (de janeiro a setembro), reunindo um total de 251 pessoas. Mas o grande ponto forte mesmo do instituto ecumênico foram os eventos extraordinários. Segundo o seu balanço deste ano, o IEFP realizou 21 atividades especiais ao longo deste ano, que juntas contaram com a participação de 2.721 pessoas.
Deste perfil, as atividades que mais reuniram público foram: o Culto Ecumênico da 33ª turma de Enfermagem na catedral, que teve a participação de 305 pessoas em abril; a Ida na Casa de Jesus no dia de São João Batista, em junho (210 pessoas); o Culto Ecumênico com Formandos de Direito da Uninorte na Catedral, em agosto (261 pessoas); a Assembleia Diocesana de outubro (217 pessoas); o 1º Festival de Música Religiosa, no mês passado (250 pessoas); e o Culto Ecumênico com formandos de Medicina da Ufac (300 pessoas) e a Comemoração festiva da Imac. Conceição na Casa de Jesus (200 pessoas), ambos neste mês.
Já nas visitas interdominicais, o Instituto executou 4 visitações em maio, atingindo 189 acreanos, e 8 visitações em junho, atingindo 587 acreanos.
Ainda neste ano, o IEFP/AC trouxe para a sua gama de denominações religiosas os temas de 3 novas doutrinas (Seicho-no-yê, Fé Bahai e Religiosidade Indígena), além de insistir em desmistificar paradigmas dos assuntos Maria, Mãe de Jesus e Sexua-lidade e Religião. Outras ações de destaque neste ano foram a caravana do instituto em um evento CNBB da Região Noroeste em Porto Velho/RO; e os lançamentos do seu site próprio e do seu novo folder (que teve tiragem de 10.000) e a sessão ecumênica na Bi-blioteca Pública.
Metas para 2013 – Diante de um 2012 tão bom, o instituto já planeja as suas atividades com ótimas expectativas para o próximo ano. Entre tais planejamentos, estão: o Seminário sobre Maria, Mãe de Jesus; o Seminário sobre Sexualidade; o Seminário sobre Drogas, Dependência Química e sua Cura; o Seminário sobre Contribuição Social de Igrejas e Centros Religiosos no Combate à Miséria; e o II Festival Ecumênico de Música Religiosa.