X

“Parada Gay não é um carnaval, é uma manifestação cultural”, afirma Germano

DJ´s Anne Louise e Moshe Nemer animam a festaA 8ª Semana da Diversidade, promovida pela Associação de Homossexuais do Acre (Ahac), começou na última segunda-feira, 26, e termina neste domingo com a Parada do Orgulho LGBT. Com o tema ‘Travesti, Transexual, Lésbica, Gay, Bissexual ou Heterosse-xual, não importa, somos todos cidadãos’, a semana teve uma programação diversificada. Foram realizadas palestras, debates, exibição de filmes, atividades esportivas e reforço na campanha de luta contra a Aids.

Germano Marino, presidente da Ahac, explicou o real significado da parada. “A 8ª Parada do Orgulho LGBT não é um carnaval fora de época ou uma micareta. É uma manifestação cultural, artística da população de lésbicas, gays, transexuais, travestis, da forma que as pessoas possam entender que aquela manifestação é pacífica, que todos estão ali em espírito de paz”.

A expectativa de público é grande. “Pedimos que todos possam ir com o espírito de fraternidade, levem suas famílias. As paradas são realizadas para que as pessoas possam participar, que a população, independente da sua opção sexual, compareça, expressando sua liberdade. Esperamos o mesmo público de 2011, que foram cerca de 80 mil pessoas. As comunidades dos outros municípios também irão participar. Com a estrada aberta, temos essa oportunidade de elas estarem vindo. Muitas de Rondônia já confirmaram a presença e esperamos que o público de Rio Branco venha conhecer a parada. Quem conhece, nunca mais deixa de participar”, disse o presidente da associação.

Para evitar abusos e garantir a diversão dos participantes, um reforço policial estará disponível durante a realização do evento, afirmou Germano. “Como todos os eventos de participação em massa, é natural que as coordenações se preocupem com os excessos. Controlar um grande número de pessoas é complicado, mas, por obrigação e responsabilidade, estamos sensibilizando e informando para que as pessoas possam estar participando da atividade sem prejudicar o direito do próximo. Isso é importante. Medidas de segurança nunca são demais para preservar a vida das pessoas”.

A concentração começará às 15h, no Calçadão da Gameleira. “Vamos pela Via Chico Mendes e concluiremos o percurso no Estacionamento do Estádio Arena da Floresta. Teremos a apresentação da Dj Anne Louise e do Dj Moshe Nemer. A previsão de término é às 23h. Estamos com o apoio da Secretaria de Segurança Pública para que as pesssoas possam andar em paz. Ir e voltar com segurança no trajeto”, finalizou Germano.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: