Pioneirismo! É assim que a Revista Eletrônica Epoch Times retrata a iniciativa do Governo do Acre ao firmar uma parceria inédita com o banco de desenvolvimento alemão KfW. Segundo a revista, o acordo foi assinado por Tião Viana no valor de 16 milhões de euros. Ele visa compensar, financeiramente, as reduções de desmatamento nas áreas florestais do Estado, através do uso do famoso mecanismo do Redd+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). A assinatura do convênio aconteceu no dia 12 deste mês.
Pelo acordo, todo o recurso equivale ao pagamento de 4 milhões de toneladas de CO2 (o tal do gás carbônico). Isto é, são US$ 5,00 pagos para cada tonelada de CO2 deixado de ser jogado na atmosfera. O cálculo, afirma a Epoch Times, foi divulgado por um comunicado do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (o Idesam).
A revista virtual atesta que pode até não ser, ainda, o preço ideal pela preservação do dióxido de carbono. No entanto, o portal de notícias não poupa elogios à atitude inédita do Governo do Acre em tornar esta compensação em algo real. Inclusive, como sendo ‘a primeira contribuição rentável baseada em resultados do Redd+ em escala subnacional’, atestada até pelo comunicado do Idesam. A Epoch Times também enaltece ‘o papel fundamental dos estados [neste caso, o Acre] no combate ao desmatamento e redução de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera’.
O veículo internacional de comunicação também narra a preocupação que o Acre tem desde 2010, para desenvolver ações para reduzir emissões do CO2, através do combate o desmatamento e a degradação floresta. Eufran Amaral, ex-secretário de Meio Ambiente do Estado e atual diretor do IMC, contou mais sobre este trabalho. “Recebemos recursos pelas reduções de emissão de carbono. O mais importante é que este é um reconhecimento internacional e representa todo esforço de um Estado que vem trabalhando a valorização dos serviços ambientais há décadas”.
A web revista também usa a avaliação do pesquisador sênior do Idesam, que também é um dos maiores especialistas em Redd+ no Brasil, Mariano Cenamo, sobre a parceria do Acre com o banco da Alemanha. Para Cenamo, o acordo assinado ‘é um passo histórico para o Redd+’. “Mostra que existem caminhos para a sua implementação mesmo na ausência de um acordo efetivo na Convenção do Clima, já que este pode levar ainda um bom tempo para ser assinado”.
É importante destacar que a web revista Epoch Times tem veiculação em 35 países diferentes e seu conteúdo é traduzido para 19 idiomas. Ou seja, as ações de preservação ambiental do Acre mais uma vez são destaque para milhões de pessoas mundo afora. Para acessar a matéria do Estado, o site traduzido para o português da revista é: www. epochtimes.com.br.