29 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

29 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Parceria de Redd+ entre o Acre e banco alemão KfW é destaque em web revista internacional

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
29/12/2012 - 23:47
Manda no zap!CompartilharTuitar

Rio ReddPioneirismo! É assim que a Revista Eletrônica Epoch Times retrata a iniciativa do Governo do Acre ao firmar uma parceria inédita com o banco de desenvolvimento alemão KfW. Segundo a revista, o acordo foi assinado por Tião Viana no valor de 16 milhões de euros. Ele visa compensar, financeiramente, as reduções de desmatamento nas áreas florestais do Estado, através do uso do famoso mecanismo do Redd+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). A assinatura do convênio aconteceu no dia 12 deste mês.

Pelo acordo, todo o recurso equivale ao pagamento de 4 milhões de toneladas de CO2 (o tal do gás carbônico). Isto é, são US$ 5,00 pagos para cada tonelada de CO2 deixado de ser jogado na atmosfera. O cálculo, afirma a Epoch Times, foi divulgado por um comunicado do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (o Idesam).  

A revista virtual atesta que pode até não ser, ainda, o preço ideal pela preservação do dióxido de carbono. No entanto, o portal de notícias não poupa elogios à atitude inédita do Governo do Acre em tornar esta compensação em algo real. Inclusive, como sendo ‘a primeira contribuição rentável baseada em resultados do Redd+ em escala subnacional’, atestada até pelo comunicado do Idesam. A Epoch Times também enaltece ‘o papel fundamental dos estados [neste caso, o Acre] no combate ao desmatamento e redução de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera’.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O veículo internacional de comunicação também narra a preocupação que o Acre tem desde 2010, para desenvolver ações para reduzir emissões do CO2, através do combate o desmatamento e a degradação floresta. Eufran Amaral, ex-secretário de Meio Ambiente do Estado e atual diretor do IMC, contou mais sobre este trabalho. “Recebemos recursos pelas reduções de emissão de carbono. O mais importante é que este é um reconhecimento internacional e representa todo esforço de um Estado que vem trabalhando a valorização dos serviços ambientais há décadas”.

A web revista também usa a avaliação do pesquisador sênior do Idesam, que também é um dos maiores especialistas em Redd+ no Brasil, Mariano Cenamo, sobre a parceria do Acre com o banco da Alemanha. Para Cenamo,  o acordo assinado  ‘é um passo histórico para o Redd+’. “Mostra que existem caminhos para a sua implementação mesmo na ausência de um acordo efetivo na Convenção do Clima, já que este pode levar ainda um bom tempo para ser assinado”.

É importante destacar que a web revista Epoch Times tem veiculação em 35 países diferentes e seu conteúdo é traduzido para 19 idiomas. Ou seja, as ações de preservação ambiental do Acre mais uma vez são destaque para milhões de pessoas mundo afora. Para acessar a matéria do Estado, o site traduzido para o português da revista é: www. epochtimes.com.br.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Marcus Alexandre lança logomarca da prefeitura: ‘com você no dia a dia’

Próxima Notícia

Governo do Acre anuncia licitação para exploração de gás e petróleo em 2013

Mais Notícias

Foto: Cedida
5º destaque

Evento de aeromodelismo em Rio Branco deve reunir pilotos de todo o país neste fim de semana

29/10/2025
Deracre avança na recuperação da Passarela Joaquim Macedo. Foto: Luy Andriel/Deracre
Geral

Deracre reforça base da Passarela Joaquim Macedo em nova etapa de obra

29/10/2025
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Geral

Desemprego atinge 16,7% da população de Rio Branco, mostra pesquisa da Fecomércio-AC

29/10/2025
Mãe de Isabella Nardoni pede expulsão da acreana Carol Lekker da Fazenda; saiba por que
6º destaque

Mãe de Isabella Nardoni pede expulsão da acreana Carol Lekker da Fazenda; saiba por que

29/10/2025
Foto: Assessoria
Destaques Cotidiano

Sindmed critica exposição de médicas e diz que caso José Pedro foi transformado em espetáculo: ‘Medicina não é ciência exata’

29/10/2025
Foto: Marcos Vicentti/Secom
4º destaque

Aleac aprova convocação de Pedro Pascoal para explicar caso de bebê declarado morto que chorou no enterro

29/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Governo do Acre anuncia licitação para exploração de gás e petróleo em 2013

FELIZ 2013!!!!!

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre