Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura promoveu educação ambiental durante todo o ano

Preffff2012A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia),  por meio da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, promove Educação Ambiental por meio de duas estratégias: Formação de Educadores Ambientais Populares e Difusão da Cultura Ambiental. A Formação de Educadores Ambientais Populares tem por objetivo formar e capacitar pessoas que desejem atuar como protagonistas na realidade socioambiental de seus bairros e do Município, promovendo mudanças de atitude da população em relação ao meio ambiente.

Além da formação por meio de cursos, a Semeia implanta Ecotecas em escolas municipais de ensino fundamental. As ecotecas são espaços com mobiliários especiais que contam com um acervo audiovisual especia-lizado em meio ambiente para crianças do primeiro segmento do ensino fundamental, oferece oficinas de reciclagem de papel e aulas de inclusão digital, voltadas para as questões ambientais. Além disso, promove a organização e participação de eventos, realização de oficinas e capacitações com temáticas ambientais.

O sistema ambiental municipal possui ainda o Telecentro de Inclusão Digital e Ambiental, que em 2012 capacitou  em informática básica e educação ambiental, 140 alunos. A Oficina de Reciclagem de Papel fomentou e divulgou técnicas artesanais de reciclagem, reaproveitamento, reutilização de papel e outros materiais recicláveis por meio da promoção de 53 oficinas de reciclagem de papel e confecção de artesanato, sendo capacitadas 973 pessoas. Foram produzidas duas mil folhas de papel reciclado e mais de 600 artesanatos com papel reciclado.

As ecotecas, promoveram Educação Ambiental por meio de atividades lúdicas  para 12.345 crianças do primeiro segmento do ensino fundamental, sendo 8.900 alunos atendidos pelas 18 ecotecas implantadas nas escolas e 3.800 alunos atendidos pela ecoteca Cantinho da BoAventura, localizada no Horto Florestal. Em 2012 foi implantada a 18ª ecoteca na Escola Ione Portela como resultado de compensação ambiental do Atacadão Carrefour.
A Campanha de Educação Ambiental Qualidade de Vida em Rio Branco, de 2012, mobilizou 25 bairros das regionais 1 e 4, atendendo 27.700 pessoas por meio de micro orientação, palestras e produção de material educativo.  (Ascom PMRB)

Sair da versão mobile